Tradicional Kerb acontece em Igrejinha

A celebração lembrou os mais de 160 anos de fundação do templo de Igrejinha. Comemorações seguiram no Pavilhão Evangélico

08/02/2024

1 | 1
Ampliar

Conforme a tradição alemã, o Kerb é a comemoração do aniversário do templo religioso. Surgido no século XVIII, na Alemanha, foi trazido ao Brasil pelos imigrantes germânicos que, há quase dois séculos, desembarcaram em nosso país. Segundo a história, a cada ano que passava, fazia-se uma marca no portal “em formato de arco” das igrejas, de modo que fosse possível calcular a época de sua fundação.

E foi assim, rememorando a inauguração do templo luterano que deu nome ao município, que os membros, presbíteros e ministros da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Igrejinha se reuniram, no último sábado, dia 03/02, juntamente com a coordenação e a corte da 35ª Oktoberfest, o prefeito municipal, Leandro Hoerlle, e demais representantes do executivo municipal, bem como do Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder, para agradecer a Deus pelas bênçãos que, há mais de 160 anos, tem derramado – também por meio da Igreja Gabriel – sobre toda a população local.

Em sua mensagem, baseada em Marcos 1.29-39, o P. Eduardo citou os sinais que Cristo deixou, durante sua passagem por esse mundo, na vida das pessoas. Mencionou o quanto a Igreja Gabriel – uma referência à beira do caminho, que orientava os tropeiros que se dirigiam aos “campos de cima da serra” – deixou, também, marcas na vida da comunidade e das pessoas que por ela passaram ao longo dos anos. Finalizando, salientou que também a comunidade cristã tem o dever de deixar “marcas positivas na sociedade”.

Já o prefeito municipal mencionou que, além de fazer parte da sua vida – uma vez que ali foi batizado, confirmado e contraiu matrimônio – a Igreja Gabriel é indissociável da história do município; uma bonita trajetória que – neste ano, em que se comemoram os bicentenários da imigração alemã e da presença luterana em terras brasileiras, bem como os 60 anos de emancipação do município – precisa ser lembrada e valorizada.

Em seguida, após um convite por parte do presidente da paróquia, Sr. Gilnei Gilmar Klein, todos foram conduzidos por uma charanga até o Pavilhão Evangélico, onde as comemorações prosseguiram com um jantar típico e um baile de Kerb.

Cat. Me. Daniel Ricardo da Costa
  

COMUNICAÇÃO
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br