XXIII Assembleia do Sínodo Centro-Sul Catarinense

Representantes das Comunidades e Paróquias se reuniram em Taió/SC

03/08/2019

XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
XXIII Assembleia Sinodal
1 | 1
Ampliar

Na manhã fria de 03 de agosto, os representantes das Comunidades e Paróquias do Sínodo Centro-Sul Catarinense se reuniram no Centro Cultural 25 de Julho, acolhidos pela Paróquia de Taió, para a realização da XXIII Assembleia Sinodal.

Além dos assuntos ordinários - apresentação dos relatórios de atividades e financeiros, previsão orçamentária para 2020 e eleições para Presidentes da Assembleia e Conselho Fiscla - os presentes também foram motivados com as palavras do P. Odair Braun (Pastor 1º Vice Presidente da IECLB), P. Daniel Port (Pastor em Jaraguá do Sul/SC), com a apresentação do Planejamento Estratégico contendo a visão para 2024 e deliberaram sobre moções.

A seguir apresentamos a Mensagem da XXIII Assembleia Sinodal:


SÍNODO CENTRO-SUL CATARINENSE
MENSAGEM DA XXIII ASSEMBLEIA SINODAL

Nós, representantes das comunidades e paróquias do Sínodo Centro-Sul Catarinense, estivemos reunidos para a XXIII assembleia Sinodal no dia 03 de agosto de 2019, na cidade de Taió/SC. Os representantes foram acolhidos pelo presidente da paróquia local com as palavras do Salmo 133.1: “Oh! Quão bom e suave é que os irmãos vivem em união”! O Pastor Sinodal, Joel Schlemper, saudou os presentes com a palavra bíblica de João 13.35: “Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros”; apontando para a essência da Igreja.

Em seguida, fez uso da palavra o Pastor Odair Airton Braun, vice pastor presidente da IECLB, representando a presidência nesta assembleia. Pastor Odair se utilizou do mandato de Abraão em Gênesis 12.1-3 para incentivar as comunidades a permanecer no caminho que Deus nos chama a percorrer. Enfatizou a necessidade de melhorarmos a nossa comunicação entre comunidades, paróquias, sínodos e secretaria geral, para assim, compartilhar o que Deus está fazendo entre nós e nos enriquecermos mutuamente, levando em conta a grande diversidade das nossas comunidades.

Sobre o tema – Igreja Essencial, somos desafiados pelo Pastor Daniel Port a refletirmos o que está acontecendo nas nossas comunidades. As vezes temos a impressão de que a igreja está morrendo, vivemos num período de muitas mudanças e com culturas diferentes. A igreja morre quando ela não consegue se comunicar com as culturas ao seu redor. A igreja germina quando ela é o povo que se reúne sobre o senhorio de Jesus Cristo, quando está fundamentada N’Ele e tem seu crescimento como fruto do evangelismo. Uma igreja essencial recebe cuidado. Ela frutifica. O excesso de atividades é um ótimo disfarce para a falta de vida da igreja. Não podemos mais ser uma igreja somente de manutenção, precisamos ser uma igreja para os de fora também. Como líderes precisamos firmar nossa vida em Cristo, somente assim conseguiremos cumprir os propósitos que Deus tem para nós como sua Igreja.

Além dos assuntos administrativos nossa assembleia tratou da eleição do presidente da Assembleia Sinodal e Conselho Fiscal, moções e planejamento estratégico do Sínodo.

Retornamos as nossas comunidades impactados e motivados, buscando sermos uma igreja essencial, dialogando com a cultura e ajudando as pessoas a responderem as suas perguntas a partir do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos comunicar o Evangelho de forma simples e contagiante, sendo que, dessa forma, obteremos o tão desejado crescimento da igreja como fruto do evangelismo.

Taió, 03 de agosto de 2019
XXIII Assembleia do Sínodo Centro-Sul Catarinense
 


Autor(a): Paulo Ricardo Koterba
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Sul Catarinense
ID: 52808
COMUNICAÇÃO
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br