Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

A Bíblia é um livro negro - P. Gerson Acker - 07 de agosto de 2021

Oração em tempo de coronavírus

07/08/2021

Saudação: Olá meu irmão! Olá minha irmã! Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja conosco. Amém!

Reflexão: É assustador em pleno século XXI ainda ouvirmos discursos de ódio, discursos racistas, diminuindo e humilhando pessoas negras. Quando olhamos para Jesus Cristo e os relatos sobre a sua vida nos evangelhos, vemos ele como uma pessoa que acolhia e perdoava todas as pessoas. Sem dúvida nenhuma, Jesus Cristo é um exemplo de inclusão de todas as pessoas!

Precisamos perceber o quanto o nosso olhar ocidental foi contaminado com uma visão “branqueadora”, europeia, colonialista da Bíblia. Quando o Da Vinci pintou aquela cena linda da “última ceia”, colocando no centro um Jesus europeu, branco, loiro, de olhos claros, tenho certeza de que ele não fazia ideia de que essa imagem iria povoar a mente de tantas e tantas pessoas, fazendo a gente esquecer, ou pior, não enxergar que a Bíblia é um livro negro!

Se olharmos a Bíblia, vamos encontrar citados mais de 40 vezes a “Etiópia” ou Cush/Cusi (em outras traduções), obviamente uma cidade da África. O Egito é citado mais de 700 (setecentas) vezes! E obviamente a África, onde fica a Palestina - a terra de Jesus! - faz parte do Continente Africano. A África é o continente que mais aparece na Bíblia.

Nós temos inúmeros protagonistas bíblicos negros. Quero citar apenas alguns, para a gente começar a desmistificar essa ideia de que todo personagem da Bíblia é branco. A Zípora ou Zefora em algumas traduções, esposa de Moisés é de Cush (Números 12.1). O profeta Sofonias é filho de Cusi/Cush (Sofonias 1.1) e a famosíssima rainha de Sabá (traduzido por Sul), ou seja, Rainha do Sul (Gênesis 10.7). Ela era a Rainha da região que hoje corresponderia ao Iêmen.

No Novo Testamento, temos Simão Cireneu (Mateus 27.32, Marcos 15.21 e Lucas 23.31), aquele que ajuda Jesus a carregar a cruz no caminho ao Calvário. Cirene localizada na Líbia, hoje atual Tunísia, que fica na costa norte da África. Então, Simão Cireneu com certeza era negro! Filipe e sua famosa história de conversão de um eunuco etíope (Atos 8.27-28), relata a conversão de uma pessoa negra nos primórdios do Cristianismo.

E se a gente volta ao livro do Gênesis, quando nos é narrada a história da criação dos seres humanos, vai dizer que Deus cria os seres humanos do pó da terra, em hebraico: Adamah, que é uma terra marrom-escura-avermelhada, ou seja, Deus cria o ser humano do pó escuro da terra. Deduza: Que cor esse ser humano vai ter?

Quando a gente fala do Éden e observa a delimitação que o Gênesis nos dá, citando Cush e as regiões dos rios Tigre e Eufrates (Gênesis 2.8-14), seremos obrigados a constatar que o Éden ficava na África.

Meu querido irmão, minha querida irmã, eu digo tudo isso para reiterar, a Bíblia é um livro negro! E a gente precisa ser lembrando disso ou acordado para isso, para combater o preconceito sistêmico que ainda permeia a nossa sociedade, que ainda faz com que pessoas brancas se achem superiores a pessoas negras.

Meu querido irmão, minha querida irmã, eu digo isso para que a gente perceba e saiba que Deus criou a todas as pessoas a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27). Obviamente, nós ainda caminhamos muito longe desse ideal de Deus.

O Apóstolo Paulo escreve aos Gálatas no capítulo 3, versículo 28: “Não pode haver Judeu, nem grego, nem escravo, nem liberto, nem homem, nem mulher. Porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.

Nós ainda não somos um em Cristo Jesus e é por isso que sim, inspirados e inspiradas no próprio Cristo, precisamos defender as minorias. Precisamos defender e nos colocar ao lado das pessoas excluídas. Precisamos combater todo e qualquer discurso de ódio. Precisamos nos autoanalisar, olhar para si mesmo e romper com tudo aquilo que é preconceituoso e que está emaranhado, que entranhado na gente. Este é um grande desafio cristão! Meu irmão, minha irmã, lutemos contra todo tipo de preconceito, segregação e ódio. Pense com carinho nisso!

Oração: Bondoso Deus torna-nos pessoas empáticas e sensíveis à dor dos irmãos e irmãs. Afasta-nos de todo e qualquer preconceito. Ajuda-nos a ter um olhar de amor que acolhe, que perdoa e que reconcilia. Que possamos nos inspirar no exemplo do próprio Cristo. Amém!

Benção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai-Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br