Culto do Dia Mundial da Oração em Lajeado

09/03/2009

1 | 1
Ampliar

Comunidade Evangélica de Lajeado
celebra cultos alusivos ao Dia Mundial de Oração

 

Na continuidade de uma iniciativa centenária de mulheres de muitos países, que já se tornou uma tradição, os grupos de OASE da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado celebraram, nos dias 05 e 06 de março, o Dia Mundial de Oração. A primeira celebração aconteceu no Ponto de Pregação Gustavo Adolfo e, a segunda, na Igreja de Cristo/Centro, com a presença também de outras pessoas da Comunidade. Na cruz do altar penduramos um “bilum” – uma espécie de bolsa - seguindo a sugestão das mulheres de Papua que elaboraram o culto. Ele serve para carregar os bebês ou mantê-los seguros, pendurados em galhos de árvores, longe dos animais rasteiros, enquanto de cultiva a terra; serve também para carregar os produtos frutos da agricultura familiar a serem comercializados nas cidades. O bilum é utilizado tanto por mulheres quanto por homens. Além disso, sua utilização se dá entre diferentes povos que habitam o país. Por isso, o bilum foi proposto pelas mulheres de Papua Nova Guiné como símbolo de unidade. O colorido dos panos, ao fundo do altar, fazia alusão a diversidade de povos que habitam Papua Nova Guiné, um país que possui em torno de 6 milhões de habitantes, uma área geográfica do tamanho dos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, juntos, em cujo território se falam mais de 850 línguas.

O tema proposto neste ano por uma equipe ecumênica de mulheres de Papua Nova Guiné/Oceania foi: “Em Cristo somos muitos membros, mas um só corpo”. “Costuramos” a reflexão a partir de dois textos bíblicos e de um testemunho de uma mulher de Papua Nova Guiné, destacando o que segue:

-Romanos 12.14-21: O propósito do apóstolo Paulo era fortalecer a unidade entre judeus cristãos e gentios cristãos, incentivando a harmonia na convivência, onde ninguém se sobrepõe a ninguém, mas cada qual contribui para o bem comum a partir dos dons que recebeu. Nós também somos diferentes, é verdade, e temos dons diferentes, mas estamos unidas e unidos pela fé em Cristo! Deus nos torna aptas e aptos para o serviço cristão no ambiente em que vivemos! Deus está conosco para que vençamos o mal com o bem!

-Êxodo 2.1-10: A partir da atuação das parteiras (Sifrá e Puá), da mãe de Moisés e de sua irmã (Miriã), e da própria princesa egípcia, mulheres diferentes foram capazes de servir a Deus (com coragem e astúcia) mesmo em situações difíceis e arriscadas! Deus agiu através delas para transformar o mal em bem, preservando a vida não somente de Moisés, mas de todo um povo!

-O testemunho de mulheres de Papua Nova Guiné mostra que elas também experimentaram a possibilidade de vencer o mal manifesto numa situação de guerra - que impedia vida com qualidade no dia-a-dia - e trabalharam pelo bem comum. Através do diálogo entre igrejas e entre culturas diferentes e, com muito empenho, mulheres foram protagonistas de um novo tempo em uma das regiões de Papua Nova Guiné.

Entendemos que com informação, oração e ação, nós também podemos vencer o que impede a vida boa no seio de nossa família, vizinhança, Comunidade e cidade, a partir dos dons que recebemos de Deus, e sermos protagonistas de novas atitudes que visem à vivência da paz. Que Deus nos ajude!

fotos: Rebeca Beling Foester

texto: Pa. Scheila dos Santos Dreher

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br