Mulheres são chamadas à ação profética para promover vida

20/05/2004

“Nós, mulheres, somos chamadas a agir além da nossa vida, além das nossas esferas pessoais, pois vida partilhada com Cristo é vida de esperança interminável; sem Cristo, porém, a vida leva à desesperança sem fim. Somos chamadas à ação profética, para a qual surgem inúmeras possibilidades e oportunidades de promover vida.” 

A declaração é da secretária executiva da Secretaria da Mulher para Igreja e Sociedade (Wicas, a sigla em inglês) da Federação Luterana Mundial (FLM), pastora indiana Priscilla Singh, na palestra de abertura do Seminário do Cone-Sul da Secretaria da Mulher na Igreja e Sociedade (Meis) da FLM. O seminário se realiza de 18 a 21 de maio, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo (RS), sob o tema “Mulheres em busca de plenitude de vida – As mulheres jovens buscam um espaço de participação e vida plena na Igreja”. O evento foi aberto na manhã de terça-feira, sob a liderança da coordenadora do Cone-Sul, Vera Roth, de Novo Hamburgo (RS).

Coube à Priscilla Singh, que atua na sede da FLM, em Genebra, Suíça, falar sobre a “A plenitude de vida no ser mulher – uma reflexão bíblica e teológica”, baseando-se no texto bíblico de João 10. Enfocando o termo “vida” num sentido amplo, a palestrante apresentou uma imagem inclusiva da “abundância de vida” nas relações interpessoais e também na natureza como um todo. Concentrou-se nas perspectivas bíblicas e teológicas do tema “vida em sua plenitude”. O pastor em João 10 procura oferecer vida com liberdade e segurança dentro e fora do curral para as suas ovelhas. A porta e a companhia do pastor libertam as ovelhas de tensões e dilemas, inspiram confiança, apontou a palestrante.

Na sua convicção, vida em sua plenitude encontra espaço e razão de ser na vida em comunidade. A constante presença de um Deus que confirma sua presença, que coloca limites ao mal e à morte, isso é que aflora constantemente em todo o lugar. Mas a abundância também faz transparecer fragilidade e vulnerabilidade. “Existe um vazio em nossas vidas, espaço que se abre para a possibilidade de ser preenchido”, apontou Priscilla.

Exemplos de mulheres na Bíblia, experiências vividas nos tempos atuais, bem como indicações de como mulheres cristãs podem ser capacitadas para irem além da sua esfera pessoal, deram colorido à proveitosa palestra.



Fonte: Notícias IECLB (ISK)
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br