Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 810

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 21:53

Diversidade

Falando sobre gênero "Por relações mais justas e equilibradas entre homens e mulheres"

Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, homem e mulher os criou.

Gênesis 1.27

Embora mulheres e homens apresentem diferenças físico-biológicas, a condição de criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus lhes confere igual dignidade, valor e responsabilidade para com as suas vidas e de toda a Criação. No entanto, na maioria das sociedades, há diferenças e desigualdades entre mulheres e homens nos papéis e nas responsabilidades que lhes são atribuídos, nas atividades empreendidas, no acesso a recursos e no controle sobre eles, bem como em oportunidades de tomada de decisões.

Historicamente, o termo gênero surgiu na década de 1950 e foi proposto para estudar papéis e condutas atribuídas a homens e mulheres. Isso possibilitou melhor diferenciação entre as características biológicas e as características construídas cultural e sociologicamente para homens e mulheres. Gênero é uma categoria de aná- lise, assim como classe social e faixa etária, por exemplo. Não é ruim nem bom. É um instrumento, uma ferramenta sobre a qual reflexões são construídas.

Geralmente, quando falamos em gênero, estamos refletindo sobre expectativas, crenças e valores socialmente criados e aprendidos a respeito do que significa ser um menino/homem ou uma menina/mulher. São normas que variam de acordo com a cultura de cada sociedade e influenciam muitas áreas na nossa vida, atribuindo comportamentos diferenciados para homens e mulheres e estabelecendo as formas de relacionamento entre si.

Ser homem ou mulher na Índia, por exemplo, é diferente de ser homem ou mulher no Brasil. Portanto, gênero se refere aos papéis feminino e masculino, construídos a partir daquilo que social, cultural e teologicamente é valorizado, esperado e permitido para homens e o que é valorizado, esperado e permitido para mulheres. Quando homens e mulheres não correspondem ao que deles e delas a sociedade espera, surgem os preconceitos, a marginalização e a violência.

O estudo sobre gênero nos convida a refletir sobre como determinadas características do ser humano são construídas e pergunta se elas nos ajudam a sermos pessoas melhores e a termos relações melhores ou se estas características são usadas para promover privilégios, violências e discriminações.

Homens e mulheres precisam e podem repensar a sua condição na sociedade, na Igreja, no casamento e na família para que a reformulação do papel e da imagem de ambos possa ser uma realidade de superação de todas as desigualdades e formas de discriminação, violência e opressão, em especial praticadas contra as mulheres. Não se trata de uma imposição, mas de uma proposta que tem como base o diálogo sobre a igualdade e a justiça.

Pa. Carmen Michel Siegle | Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias

PRONUNCIAMENTO

Tudo o que Ele fez é bom 

O olhar amoroso e apaixonado de Deus para com o mundo inicia com a Criação. Começa com o seu gesto que dá forma, ordem, luz e vida ao caos e à escuridão que cobria o universo. Inicia com o seu ato de amor que cria homem e mulher à sua imagem e semelhança. Ao fazê-lo, Ele nos convida, como homem e mulher, a vivermos uns com os outros o que de mais belo e maravilhoso nos é dado na sua Criação: o amor. É o amor de Deus que dá vida ao universo, nos convida à solidariedade, à fraternidade, à partilha e à comunhão. É esse amor que nos chama à reconciliação e nos leva a contemplar e cuidar da Criação de Deus com paixão e amor. É o amor de Deus que nos faz ver com Ele que tudo o que Ele fez é bom.

Plano de Ação Missionária da IECLB PAMI/2008-2012  

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br