06/03 (sexta) Atos 5.3 e 4; Colossenses 3.8 e 9

06/03/2015

Mentindo para Deus

– Momento de trazer as ofertas em Jerusalém: Os apóstolos aceitaram felizes todas as dádivas. Uma mulher trouxe um vestido, uma criança trouxe um barquinho feito por ela e um homem trouxe um cesto cheio de damascos recém-colhidos. Então chegou a vez de Ananias com sua trouxa de dinheiro. Mas ao invés de ouvir amáveis palavras de gratidão, ele ouve a dolorosa pergunta: Por quê?

– Não poderia ter agido de outra forma? Pedro pergunta: Ananias, por que encheu Satanás teu coração?” Pedro viu claramente quem estava por trás daquela manobra enganosa. Talvez mais tarde, quando Pedro escreveu sua carta, tenha se lembrado desta cena ao advertir: 1 Pedro 5.8 e 9; leia Lc 22.3-5. Ananias, você era livre para fazer qualquer coisa. Você podia ter ficado com tudo ou entregar somente uma parte, mas você preferiu ser hipócrita. Você fez de conta que estava entregando tudo, quando na verdade estava retendo uma parte.

– Jesus comparou os hipócritas a sepulcros bem pintados, reluzentes à luz do sol, mas por dentro, cheios de ossos e podridão. Na época, ele estava se referindo aos escribas e fariseus, pessoas que estudavam a palavra de Deus e que sabiam tudo muito bem. Devolviam até o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas negligenciavam a justiça, a misericórdia e a fé: Mateus 23.23-28. Em todos os tempos os cristãos são conclamados: “Sede misericordiosos, como também é misericordioso o vosso Pai” (Lc 6.36).

Pedro descobre o pecado da hipocrisia. E nas palavras que ele diz ao emudecido Ananias percebemos a sua dor. Ó Ananias, tu mentiste para o Espírito Santo e para Deus! – somente uma pessoa humilde pode revelar o pecado; alguém que já foi profundamente tocado pela santidade de Deus: Lucas 5.8 e 9; 1 Coríntios 10.12.
 


Âmbito: IECLB / Organismo: Casa Matriz de Diaconisas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31953
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br