100 anos da OASE em Joinville

Eli Elísia Deifeld

05/08/2016

foto 1° Diacona Cej
Foto coordenação OASE Núcleo Joinville-r
1 | 1
Ampliar

Setembro tem cheiro de flores no ar, é chegada a primavera, também é chegada a Semana Nacional da OASE, de 18 a 25 de Setembro de 2016 . Nesta época, muitos grupos celebram cultos, cafés e atividades especiais para marcar a data. De certa forma, esta semana possibilita que possamos colocar diante de Deus nossa gratidão por toda a comunhão vivida, pelos serviços prestados e pela fé sempre renovada.

É igualmente com gratidão, que queremos colocar diante de Deus, os 100 anos da OASE da Comunidade Evangélica de Joinville. Não poderíamos deixar de registrar essa importante data de nossa história. Segundo Dona Ivone Beil, senhora ativa nas atividades da OASE de longa data, os registros históricos relatam que em 1914 veio a primeira diaconisa para Joinville, Ina Hochreuter. “Ela trabalhou na comunidade, reuniu senhoras e senhoritas e visitou doentes, mas as senhoras evangélicas queriam fazer algo a mais. No dia 12 de novembro de 1916, reuniram-se na então Escola Alemã (Deutsche Schule) 80 senhoras e fundaram a Associação das Senhoras Evangélicas (Evangelischer Frauenhilfsverein), tendo como primeira Presidente a Senhora Helena Lepper. No mesmo dia, foi fundado o Hospital Dona Helena. Logo as senhoras mantiveram um Jardim de Infância, na Rua Jaguaruna (hoje sede do Sínodo Norte Catarinense). Igualmente ofereceram acolhida para senhoras nas dependências do hospital, que era administrado pela Associação e pela irmã Ina. De 1916 a 1950, a OASE se identificava com o Hospital Dona Helena. Em 1951 a Irmã Else Urban começou um novo grupo de senhoras (em língua alemã), que se reunia no hospital, mas não fazia parte da direção do estabelecimento. Mais tarde, esse grupo veio a se juntar com o grupo de OASE Tabita (criado em 1972) da Paróquia da Paz, formando assim um único grupo.” (*informações extraídas do livro Retalhos do Tempo).

O trabalho abraçado pelas mulheres evangélicas em Joinville, que teve seu início em 12 de novembro de 1916, marca assim a data de Fundação da OASE. O trabalho lá começado criando hospital, amparando gestantes e jovens mães, recém-nascidos, pessoas idosas, doentes, carentes e deficientes, espalha-se hoje nos diversos grupos existentes em todo o núcleo de Joinville. Segundo a coordenadora Carem Gauziski, o Núcleo Joinville da OASE é composto hoje por 18 paróquias, 40 grupos de OASE e 1033 participantes. “Nos grupos encontramos fortalecimento na fé, preparo para testemunhá-la, oração por elas e por outras pessoas e muita comunhão.” Relata uma das coordenadoras.

E para marcar esta importante data, será celebrado Culto Alusivo aos 100 anos e Café Festivo, no dia 10 de novembro de 2016, às 14h, na Paróquia da Paz. Todas estão convidadas e convidados a celebrarem conosco.

Celebrar a Semana Nacional da OASE é valorizar e relembrar de todas as pessoas que vieram antes de nós, que deixaram sua marca na história, que, a partir da vivencia da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, se sentiram motivadas a colocarem suas mãos a serviço do próximo, sempre animadas pela comunhão vivenciada entre si. É dar valor a nossa própria história.

Celebrar a Semana Nacional da OASE também é olhar para o futuro, para aquelas e aqueles que virão depois de nós. E é nesse sentido que o tema da Semana quer nos motivar: “Pela Graça de Deus, livres para cuidar- Buscai o Bem e não o Mal.” Baseado no tema e lema da IECLB deste ano, somos desafiadas ao cuidado. Ao cuidado de nós mesmas, cuidado com a criação de Deus, cuidado com as outras pessoas que sofrem neste mundo: mulheres vítimas de violência, crianças em situação de risco, imigrantes sem lar, pessoas carentes, doentes, deficientes e tantas outras situações de sofrimento neste mundo. Este mesmo cuidado com os necessitados que motivou as pioneiras deste grupo que agora festeja 100 anos.

Livres para cuidar. O cuidado é marca da OASE. Marca que está desde a fundação do grupo em Joinville. Que o bondoso Deus continue nos motivando para o cuidado tanto dentro, como fora de nossos grupos de OASE.
 

COMUNICAÇÃO
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br