160 anos da Comunidade de Alto Linha Santa Cruz

25/10/2015

160 anos da Comunidade de Alto Linha Santa Cruz_01
160 anos da Comunidade de Alto Linha Santa Cruz_02
160 anos da Comunidade de Alto Linha Santa Cruz_03
160 anos da Comunidade de Alto Linha Santa Cruz_04
1 | 1
Ampliar

A COMUNIDADE DE ALTO LINHA SANTA CRUZ, SANTA CRUZ DO SUL, RS. – PARÓQUIA DE MONTE ALVERNE, COMEMORA SEUS 160 ANOS DE EXISTÊNCIA.

Foi neste domingo dia 25 de outubro de 2015 onde tradicionalmente a Comunidade de Alto Linha Santa Cruz, pertencente á Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Monte Alverne celebra seu dia de ação de graças pela colheita, nest e ano festejou seus 160 anos de história..

Para os festejos de seus 160 anos, o ano todo estava cheio de preparação e ações diaconais e de cuidado para com os imigrantes alemães que ali chegaram. O grupo de jovens da Comunidade - JEALISC –( Juventude Evangélica de Alto Linha Santa Cruz) se propôs no planejamento estratégico, em continuar os cuidados num projeto mais elaborado, do cemitério dos primeiros imigrantes que criaram esta comunidade além de membros que foram se aglutinando.

Os primeiros imigrantes vindos da Alemanha em 1824 , mais tarde foram subindo o Rio Jacuí e chegaram a Colônia de Santa Cruz do Sul. As primeiras 6 famílias Friedrich Tietze, August Wuttke, Gottlob Pohl,, August Mandler, August Arnold e August Rassler aqui chegaram em 19 de dezembro de 1849. Logo gostaram muito do lugar e suas famílias e mais pessoas de seu relacionamento e em 1855 construíram a sua Escola Evangélica e formaram a Comunidade Evangélica de Alt Pikade, hoje Alto Linha Santa Cruz. A Comunidade teve logo o princípio da formação cristã e educacional de suas crianças, assim a Escola era lugar de ensino escolar e de aprendizado na fé cristã e as celebrações de cultos e ofícios ali se realizavam. Mais tarde algumas famílias de tradição católica foram um pouco mais além e fundaram a Igreja Católica de Boa Vista. Mas até hoje os trabalhos do grupo de jovens, oase, cultos, festividades, etc persiste a vivência ecumênica muito acolhedora. Hoje a comunidade tem 270 pessoas batizadas. A OASE possui 56 sócias e o grupo de jovens da JEALISC tem 48 sócios. Gostaria de enfatizar a vivência ecumênica em todas as ações, são um horizonte no testemunho da fé cristã.

Nos festejos de seus 160 anos teve muitos momentos marcantes e Deus nos presenteou um belo dia após longas semanas de intensas chuvas que nossa região foi assolada.

Neste últimos 4 anos pela primeira vez que a Comunidade de Alto Linha Santa Cruz tem como presidente pela primeira vez Rosane Niedersberg., que juntamente com seu presbitério juntamente com a OASE e JEALISC organizaram esta linda festa de gratidão e motivação na fé cristã.

A primeira e única estudante de teologia desta paróquia e por longos anos pastora, aliás , que pela primeira vez como mulher é 1ª Vice- Presidente da Igreja (IECLB) Pa. Silvia Beatrice Genz, que foi batizada e confirmada nesta comunidade, veio nos trazer a mensagem e reflexão bíblica neste culto carregado de emoções, gratidão e alegria pelos lindos e profundos trabalhos de história preservada, baseados no texto do Profeta Jeremias 31,7-9.

Desde março deste ano, em parceria com a Prefeitura Municipal e demais doações voluntárias, o grupo de jovens da JEALISC, juntamente com pastor e pastora começaram a restauração detalhada do cemitério comunitário mais antigo de Santa Cruz do Sul que tem as primeiras sepulturas registradas de 1874. A restauração das lápides foi e continua sendo um trabalho muito detalhista, pois vários nomes exigem tempo para decifrar e catalogar, assim como os pessoais ali inscritos, textos, orações, mensagens nas lápides constantes referentes a sua fé e vivência de esperança do consolo da morte e na esperança da ressurreição. Todos os escritos em pedra de arreia grês, são em língua alemã e estão sendo traduzidos pela pastora Ms. Regene Lamb, alguns já prontos, mas que mais tarde serão editados de alguma forma. Este cemitério histórico será conservado pelo grupo de jovens e já plantamos flores, fizemos a restauração das covas, colocamos brita e com o apoio da prefeitura faremos uma entrada com bloquetes, jardinamento e plantio de árvores, visando a visita de turistas, pois o mesmo fará parte da rota turística do vale do Rio Pardo. No total são 107 sepulturas das quais 95 identificadas (Vejam as fotos registradas no jornal Gazeta do Sul edição de 26 de outubro de 2015).

Nos festejos dos 160 anos, começamos a celebração, dedicação do cemitério para visitações na manhã do domingo dia 25 de outubro último. As palavras do Salmo 143.8 “Faze-me ouvir pela manhã, tua graça, pois em ti confio, mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma”, proferidas pelo P. Elio e o relato histórico da restauração pela JEALISC proferidas pelo fundador e atuante no grupo Sr, Claudio Kistenmacher deram o início dessa celebração carregada de emoções, louvor a Deus e alegria no guardo da história para o testemunho de fé presente para o futuro. O Coral Vozes do Sul cantou sua primeira música ali – Para os montes olharei - que em meio ao céu azul e ao alto do morro ecoou a gratidão e o louvor a Deus para o infinito. Após nos dirigimos em peregrinação em direção ao templo(Igreja) cantamos a canção – Povo de Deus que pelo deserto andava. No culto conduzido pelo P. Elio Scheffler, muitas palavras de testemunho em língua alemã foram proferidas, partilhas de fé e com muitas emoções e gratidão por este dia tão importante para esta comunidade, ainda mais com a tocante e com muita vibração a pregação da Pastora Silvia Genz, deixará vivaz este dia e história. Muitas pessoas de outros Estados e Cidades se fizeram presentes na busca pela história e construção de árvores genealógicas que se concretizarão nas pesquisas de todas as formas.

Após o culto tivemos o presente dos cantos do Coral Cruzeiro do Sul de Boa Vista, comunidade vizinha e de onde os primeiros imigrantes católicos constituíram a Igreja Católica, muito significativo, Além das falas e manifestações de gratidão, coroaram este belo dia e história. O almoço preparado com muito carinho deu o toque em sentarmos à mesa,s ermos servidos e dialogarmos sobre história e vida. À tarde continuaram os festejos em geral. As palavras do Profeta Jeremias 31.7: Assim diz o Senhor – Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações, proclamai e cantai louvores e dizei: Salva Senhor, o teu povo, o restante de Israel...nos motivam ao testemunho, carinho, cuidado e zelo pela história e edificação de uma comunidade acolhedora que partilha os dons que Deus deu a seus filhos e suas filhas. Obrigado Deus por esta linda história revitalizada e com certeza marcará os anos que se seguirão no testemunho desta comunidade de Alto Linha Santa Cruz, no município de Santa Cruz do Sul, RS. Obrigado á todos e todas pelo trabalho e carinho.

Pela redação do texto,
P. Elio Scheffler, pároco local
Sr Claudio Kistenmacher , fundador e motivador da JEALISC, representante do Sínodo Centro Campanha Sul no Conselho da Igreja, ex-presidente da Comunidade
 

COMUNICAÇÃO
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br