50º Encontro de Corais em Joinville

08/09/2011

1 | 1
Ampliar

Grande Coral

Era uma segunda-feira. Jânio Quadros era presidente do Brasil, Heriberto Hülse governador de Santa Catarina e Baltasar Buschle prefeito de Joinville. Era maio de 1961. Em Joinville, chuvas e trovoadas, como nestas últimas semanas. E aquele friozinho. Mas também era dia de ensaios dos corais nas Igrejas da Paz e Cristo Bom Pastor. Vieram pouquíssimas pessoas aos ensaios. Os meios de transporte na época não eram como nos dias atuais, com esta facilidade de carros e ônibus a qualquer hora. Portanto, não houve ensaios! Como ensaiar com meia dúzia de pessoas? O P. Helmut Burger, junto com o casal Hendrich conversaram e refletiram sobre como motivar os coralistas a vir aos ensaios e assim incentivar o trabalho dos corais. Na mesma noite escreveram uma carta aos pastores do Distrito Eclesiástico de Joinville, sugerindo um encontro de corais. A sugestão foi acolhida e desde então, no último sábado ou domingo do mês de agosto acontecem os encontros de corais.

No início estes encontros aconteciam aos domingos durante o dia inteiro. Joinville, Jaraguá,Guaramirim, Pirabeiraba, Brusque, Rio Cerro, São Bento, Rio Negrinho, e por aí vai, muitas cidades sediaram o encontro. Os encontros começavam cedo 7:30H e terminavam lá pelas 17 H. Eram ensaios, apresentações de músicas folclóricas e sacras, coro de trombones. E até havia uma premiação ao melhor coral uma pequena batuta que no ano seguinte deveria ser repassada ao “ coral campeão”.

Passados alguns anos, os corais que participavam eram só da grande Joinville. Lá pelos anos 90, havia apresentações não só de corais adultos, mas também de coros infantis, de Oases, de jovens. Dividiu-se o encontro em duas etapas, um era na Igreja da Paz, outro na Igreja São Mateus. Um no sábado, outro no domingo.

Formou-se um Conselho de Música. Criaram-se outros encontros (Grupos de Louvor e Canto, e Coros Infanto-Juvenis e de Instrumentistas.

O movimento coral foi crescendo, havia muitos corais na região de Joinville. Criou-se outro núcleo, o de Dona Francisca. Hoje, em nossos encontros, temos basicamente corais só de comunidades de bairros da cidade de Joinville.

Em 2009 tivemos de cancelar o encontro devido a uma epidemia de gripe suína.

E hoje, 27 de agosto de 2011, celebramos este encontro histórico. 50 ANOS! Temos observado um crescendo em qualidade dos nossos coros. Temos um coro centenário e um coral de apenas 6 meses de ensaios.

No Salmo 47,7 (NVI) diz:
“ Ofereçam música a Deus, cantem louvores!
Ofereçam música ao nosso Rei, cantem louvores!
Pois Deus é o Rei de toda a terra. Cantem louvores com harmonia e arte.”

Estas foram as palavras de saudação da coordenadora do Núcleo de Joinville, Beatriz Rieck, ao dar início os festejos do 50º Encontro de Corais em Joinville.

Houve a participação de 11 corais, sendo que pela primeira vez o coral de Piçarras esteve presente. O evento teve duração de três horas, mas segundo os participantes, nem deu para perceber. Cada coral pode, em 2 minutos, relatar o seu histórico. Houve homenagem à coralista mais idosa de 92 anos, Sra. Walli Bibow, e também a três integrantes que participaram dos 50 encontros: Sr. Telmo Pahl, Sr. Rolf Koentopp e Sra. Antje Koentopp.

Esteve conosco o Prof. Mestre em Regência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dr. Vilson Gavaldão de Oliveira, que realizou um trabalho na parte da manhã com os regentes e no início da tarde com o grande coral.

Foi um dia marcante para todos nós. Viva o canto coral!


Dr. Vilson Gavaldão de Oliveira e Beatriz Rieck


Abertura - Beatriz Rieck


Pastor Sinodal Inácio Lemke


Grande Coral


Corais São Mateus e São Marcos


Orquestra


Coral de Piçarras


Coral São Lucas


Coral da Paz

 

COMUNICAÇÃO
+
Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br