60 anos da Comunidade de Limeira - SP

54 anos do Templo da Comunidade

15/04/2012

Celebração dos 60anos da Comunidade de Limeira. Foto: N. Kruger
Entrada do templo de Limeira- 54 anos. foto: N. Kruger
Culto dos 60 anos da Comunidade de Limeira. Foto: N.Kruger
Celebração dos 60 anos da Comunidade de Limeira - Caminhada Foto: N.Kruger
Templo da Comunidade de Limeira, SP - 60 anos de missão - Foto: Comunidade de Limeira
Folder dos 60 anos da Comunidade de Limeira
1 | 1
Ampliar

A Comunidade de Limeira, SP celebrou os 60 anos de história e 54 anos da inauguração do seu Templo no dia 15 de abril, 2º domingo da páscoa. A comunidade recebeu muitos convidados e apoio das comunidades vizinhas: Bairro dos Pires, Rio Claro, Cosmópolis, Campinas. Também o Padre Alguermes acolheu o convite e representou a sua Paróquia e as lideranças ecumênicas da cidade. Com fé e emoção a Comunidade de Limeira agradeceu a Deus por sua história, pelas bênçãos e missão, por participar na Igreja de Jesus Cristo e dar rosto à presença da IECLB na cidade.

Os primeiros gestos dessa história iniciou em janeiro de 1952 na residência da família de Cristiano Bürger com a motivação e coordenação do Pastor Gerhard Graetz, então pastor da comunidade de Rio Claro,SP. Dois cultos foram celebrados na sede comercial do Sr. Carlos Kube, na rua Boa Vista. Outros cultos foram celebrados no centro da cidade, nas residências das Sras.Olga Tetzner Glasser e Hilda Tetzner. Em 1957 as famílias luteranas adquiriram na Rua Boa Vista uma velha pensão, que depois de reformas e adaptações tornou-se o Templo da Comunidade, inaugurado e dedicado a Deus em 20 de abril de 1958.

A celebração de ação de graças pela missão e ação de Deus com as luteranas e luteranos da cidade de Limeira iniciou na Rua General Osório, em frente à casa 442, onde a história começou. Dezenas de membros da comunidade ali iniciaram uma caminhada até o Templo (400 metros). O Pastor Alberi Neumann em três paradas situou os passos da história, dirigiu orações e motivou os participantes a entoar hinos pela rua. A frente seguia a Bíblia, a vela (luz),e a Cruz (de Cristo).

Em frente ao Templo foram lembrados alguns detalhes e curiosidade da inauguração. Em seguida todos entraram no Templo e novamente acolhidos com a Palavra e louvor. As lideranças da comunidade participaram com dedicação. Encenaram com carinho e graça o primeiro encontro do Pastor Graetz com as famílias em 1952. Apresentaram objetos históricos, o coral da comunidade participou nos momentos litúrgicos, representante dos filhos e parentes do Pastor Gerhard Graetz agradeceu a homenagem , a história e presenteou a comunidade com a cópia da prédica do culto de inauguração do Templo.

O novo altar do Templo, remodelação em forma de proa de um barco, preparado e executado nos meses anteriores foi dedicado ao serviço, missão e a Deus, através de ato litúrgico dirigido pelo Pastor Sinodal Guilherme Lieven, que também pregou no culto, baseando-se no mesmo texto bíblico da prédica do Pastor Graetz, pronunciada na ocasião da inauguração do Templo.

As alegrias, partilha e confraternização se estenderam até à tarde que teve o almoço e a sobremesa como pontos de destaque.
Pastores que exerceram o Ministério na Comunidade de Limeira e Paróquia de Limeira: Gerhard Graetz, Oscar Henning, Mauri Kappel, Renato Gerber, Antônio Behrens, Germânio Bender e Alberi Neumann.
 


Autor(a): Guilherme Lieven
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
ID: 13815
COMUNICAÇÃO
+
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br