7º Encontro de Diaconia do Sínodo Sudeste

28/04/2009

Participantes do Encontro em frente à sede do Projeto Alvo, Rio Claro-SP
Participantes do 7º Encontro de Diaconia, Rio Claro-SP
1 | 1
Ampliar

Dezoito lideranças das instituições e dos trabalhos diaconais do Sínodo Sudeste conheceram o PROJETO ALVO da Paróquia de Rio Claro. O projeto Alvo tem a sua sede em um bairro da cidade de Rio Claro e hospeda programa e atividades diaconais da Comunidade e das organizações sociais da cidade de Rio Claro. Um projeto que envolveu e despertou as comunidades da Paróquia para participar da missão de Deus através da ação pela vida a favor de crianças, adolescentes e mulheres empobrecidas expostos aos riscos da violência e da exclusão. Verificou-se que desde o sonho inicial e a atual gestão do Projeto Alvo acontece envolvimento, compromisso, doação e paixão.

Nos dias 25 e 26 de abril aconteceu o 7º Encontro Diaconal do Sínodo Sudeste em Rio Claro. As lideranças da Comunidade, da Paróquia, do Projeto Alvo e os Pastores Mauri Kappel e Eldo Krüger receberam representantes da Casa Mateus (Mauá-SP, Paróquia ABCD), do Centro Social Heliodor Hesse (Santo André-SP, Paróquia ABCD), do Centro Social Talita Cumi (Ferraz de Vasconcelos, Comunidade de Ferraz e Instituto Educacional Luterano), da Instituição Beneficente Martim Lutero – IBML (Belo Horizonte-MG, Comunidade em Belo Horizonte), do Programa Comunitário da Reconciliação (Santo Amaro-SP, Paróquia de Santo Amaro). Acolheram também o Sr. Miltom de Oliveira, hoje Coordenador do Plano de Ação Missionário da IECLB.

O 7º encontro de diaconia alcançou os objetivos de fortalecer a identidade teológica, os laços e a paixão das lideranças com a Diaconia. Decidiu pela finalização do Balaço Social do exercício 2008. Criou aproximação e favoreceu a partilha de experiências. Evidenciou também a necessidade de organizar saídas e superação de riscos e ameaças comuns nas diversas instituições e iniciativas comunitárias.

Sob a coordenação do Pastor Sinodal Guilherme Lieven, depois da meditação e da boa acolhida, os participantes interagiram com o tema: “Os desafios da nossa paixão pela DIACONIA”. Em outro momento do encontro partilharam experiências e visualizações dos programas e de aspectos da missão das Instituições. No domingo, 26, no Culto da Diaconia aconteceu o abençoado momento de celebração da paixão pela Diaconia na Comunidade e no Sínodo Sudeste.

A palestrante Silvana Pena Knup, representante do Sínodo Sudeste na Fundação Luterana de diaconia apresentou com objetividade os principais desafios da diaconia institucionalizada e da diaconia comunitária. Tomou como referência a sua experiência na IBML (Belo Horizonte) e a sua participação na Assembléia da Coordenadoria Ecumênica de Serviços – CESE, na Consulta Global sobre Diaconia – Etiópia 2008, no Conselho da Federação Luterana Mundial, na Assembléia da Fundação Luterana de Diaconia – Florianópolis.

• Entender a diaconia como parte central e não opcional da missão de Deus;

• Permitir que a diaconia espontânea ou organizada se dê inicialmente no nível comunitário abordando necessidades relevantes dentro do contexto das comunidades;

• Lutar contra nossa alienação, ampliando os nossos horizontes, rompendo barreiras geográficas, políticas, econômicas, culturais e religiosas no serviço ao próximo;

• Desenvolver uma cultura do ouvir, aprender e entender antes de agir para transformar;

• Agir e construir horizontes com o próximo e não para o próximo;

• Desenvolver respeito e apreciação pela diversidade de contextos políticos, econômicos, culturais e religiosos, assim como pelos métodos de trabalho desenvolvidos em cada contexto;

• Respeito, aceitação e paciência X indignação, denúncia de relações injustas, defesa de direitos;

• Dentro da diversidade de contextos e métodos, precisamos construir diretrizes básicas para a prática diaconal luterana (construção de identidade);

• Construir parcerias, trabalhar em rede X manutenção da identidade;

• Parcerias X manutenção da independência, viabilizando a denúncia;

• Construção da Sustentabilidade (Conceito Amplo)

• Mobilização e alocação responsável de recursos físicos, financeiros e humanos;

• Planejamento X Espontaneidade;

• Profissionalismo X Doação voluntária de dons;

• Desenvolver capacidade de liderança e envolver novas lideranças (envolvimento de jovens na diaconia);

• Dar visibilidade às nossas ações, sistematizar os nossos métodos e mensurar e divulgar os resultados;

• Escala das nossas ações X potencial de gestão das nossas comunidades;

• Melhorar a comunicação e a informação relativa ao trabalho diaconal com o fim de facilitar o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas. A comunicação melhorada conduzirá a uma melhora dos resultados e impactos do trabalho diaconal.

O 7º Encontro de Diaconia do Sínodo Sudeste testemunhou sinais maravilhosos da Missão de Deus que envolve e permite a participação das pessoas, comunidades e lideranças da IECLB em comunhão com mais de 12 mil crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres – povo de Deus.

COMUNICAÇÃO
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br