A Diaconia no Sínodo Sudeste

18/06/2008

1 | 1
Ampliar



O 6º Encontro de Diaconia do Sínodo Sudeste revelou o Compromisso das lideranças e das Comunidades com o serviço social, com a Diaconia no sudeste brasileiro. São ações organizadas e estruturadas que servem diretamente a mais de 9 mil pessoas, dentre elas muitas crianças, adolescentes e jovens.

Em Santo Amaro, na Igreja da Paz, representantes de nove trabalhos e Instituições diaconais reuniram-se nos dias 14 e 15 de junho para partilharem as potencialidades e os desafios da Diaconia.


(Foto: participantes do 6ºEncontro de Diaconia do Sínodo Sudeste)

Os participantes foram embalados pela sonoridade do serviço a favor da vida, feito com amor e sem interesse, voltado para a transformação da realidade escravizante, violenta e injusta em que vivem. Um terço das comunidades do Sínodo Sudeste (11) está diretamente envolvido com a Diaconia comunitária e institucionalizada. Mais de 140 lideranças voluntárias apoiadas por mais de 250 profissionais contratados gestam esse mutirão pela vida.

Os pastores Hermann Wille e Victor Linn, com recursos e pedagogia participativos confrontaram os participantes com o tema: A Corporeidade da Diaconia.

Promoveu a percepção do ser humano urbano, em seu espaço, em relação a natureza e ao seu corpo. Numa realidade em que o ser humano perde o controle da própria vida, onde o corpo, depois de desapropriado é o último recurso, reserva e penhora para garantir a vida. A diaconia é a mediação que potencializa o corpo, agregando equilíbrio, dignidade e re-elaboração de novas perspectivas.


No culto com a Comunidade o pastor sinodal, Guilherme Lieven, relacionou o serviço social, a Diaconia, com a grande tarefa da Igreja em praticar e anunciar esperança. A partir do texto bíblico, Romanos 5.1-8, apresentou a bondosa ação do Cristo de Deus, que devolveu a todos os seres humanos a dignidade, a liberdade e a paz com Deus. Disse que mesmo desapropriados de tudo, o ser humano justificado por Cristo, recebe o potencial de participar do mutirão pela vida a partir dos seus dons, sonhos, emoções, espírito relacional e com toda a sua corporeidade.


(foto: A Corporeidade da Diaconia)

A partir de uma avaliação construtiva do encontro, os participantes encaminharam o 7º Encontro de Diaconia do Sínodo Sudeste. Indicaram o Projeto Alvo - Rio Claro –SP para sediá-lo. Sugeriram uma comissão para planejar e preparar dados, especialmente para efetuar os contatos em nome do Sínodo com as Comunidades. No final, os participantes reivindicaram um Balanço Social de todas as atividades diaconais do Sínodo Sudeste.

Um participante do encontro avaliou a dimensão das ações diaconais do Sínodo Sudeste: a história das comunidades e o anúncio da Palavra de Deus apontaram às lideranças oportunidades e sempre sustentaram os seus compromissos e desafios.


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
ID: 3280
COMUNICAÇÃO
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br