A vida testemunhal da Diaconisa Doraci Edinger

21/02/2014

A cruz da Irmã Doraci Edinger
Irmã Doraci Edinger com a comunidade local
Irmã Doraci Edinger e a entrega de mudas
Irmã Doraci Edinger em inauguração de poço de água
Irmã Doraci Edinger e entrega de sementes
Irmã Doraci Edinger
Irmã Doraci Edinger
Centro de Saúde Mavuco - Dedicado à Irmã Doraci Edinger
1 | 1
Ampliar

Ao evocar a memória dos 10 anos da morte da Diaconisa Doraci Edinger, ocorrida no dia 21 de fevereiro de 2004, lembramos e sublinhamos o seu berço vocacional e a sua formação diaconal.

O seu chamado e a sua inserção ministerial aconteceram num contexto histórico em que as igrejas passavam por transformações profundas e se voltavam para a realidade social, atentando para o grito das pessoas fragilizadas e empobrecidas da sociedade.

Pessoas sensibilizadas, como Doraci Edinger, ouviram este clamor e se tornaram próximas das pessoas abatidas e vítimas de sociedades excludentes (Lucas 10.36-37). Irmã Doraci viveu seu ministério diaconal e participou da missão de Deus, solidarizando-se com as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Sua mística e espiritualidade levaram a uma encarnação na realidade de dor e sofrimento e a motivaram para o desenvolvimento de ações e programas que ajudaram pessoas excluídas a recobrar a sua dignidade humana.

A disponibilidade, a abertura interior e a entrega para aceitar o chamado de Deus conduziram Doraci Edinger a uma vida testemunhal, marcada pelo anúncio e vivência dos valores da justiça e da equidade. A fidelidade a valores evangélicos levaram ao abreviamento trágico da sua vida.

O ministério de Doraci Edinger incomoda e desafia. Aponta para a dureza de corações empedernidos e desnuda contradições humanas e institucionais. A cruz de Jesus, que a acompanhou e a inspirou, segue sendo, simultaneamente, escândalo e alento no caminho.


O Portal Luteranos registra em diversas páginas informações e reflexões sobre a Diaconisa Doraci Edinger. Veja: Diaconisa Doraci Edinger


Veja também algumas fotos na galeria abaixo.

COMUNICAÇÃO
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br