Água de Vidro - Um Importante Protetor das Plantas

Comida Boa na Rádio

29/11/2019

 

ÁGUA DE VIDRO – UM IMPORTANTE PROTETOR DAS PLANTAS

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A atenção maior na produção agroecológica deve ser o cuidado com a vida de nosso solo, pois solo saudável gera alimentos saudáveis. Existem formas de evitar e corrigir ocorrências de insetos indesejáveis e doenças em nossas lavouras. O tema de hoje é o preparo e forma de uso da água de vidro, um importante protetor de plantas, de fácil acesso e produção caseira.

Água de vidro é o nome popular dado a um produto à base de silicatos solúveis, compostos de silício. Os silicatos são abundantes no planeta, e estão presentes em cristais, rochas e chifres de animais. Podem ser preparados de várias formas, mas apenas os silicatos solúveis são facilmente utilizados na agricultura. O produto é um importante protetor das plantas contra o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas, fortalecendo a epiderme da folha e ajudando contra insetos picadores.

Também é utilizada para amenizar situações de estresse ambiental, em condições de excesso de chuvas, e também em condição de seca por evitar a perda de umidade. Para evitar danos na formação de geadas nas hortaliças e frutas, fazer uma aplicação de três a quatro horas antes da formação da geada. É notável o aspecto e conservação das plantas tratadas com a água de vidro. A melhor forma de prepará-la é com cinzas, e a melhor cinza a ser usada é a de casca de arroz. A palha da casca de arroz possui mais de 90% de compostos de sílicio. Também plantas como a cavalinha e o picão possuem bastante silício.

Depois de obter a cinza, misture uma parte de cal viva ou apagada para cada quatro partes de cinza. Depois, coloque mais cinco partes de água quente, e mexa até formar gel de silício, que é totalmente solúvel. Depois de pronto, acrescentar no gel 95 partes de água fria, obtendo a água de vidro.

Coe a mistura ou deixe em um frasco, para decantar os grãos da cinza, e use somente a água que fica na parte superior. Não guarde em garrafas PET ou outros plásticos, pois o produto é corrosivo.

Misture 200 ml de água de vidro para cada 20 litros de calda para pulverização. Pode ser aplicada de forma preventiva sobre as plantas, de forma a fortalecer as folhas e o seu metabolismo. A aplicação deve ser preferencialmente à noite.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br