Altmann participa de homenagem aos 150 anos da Comunidade Evangélica de Porto Alegre

12/07/2006

O Pastor Presidente de nossa Igreja, Walter Altmann participou e foi um dos homenageados na solenidade realizada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, marcando o reconhecimento da sociedade gaúcha pelos 150 anos de caminhada da CEPA. A proposta foi do deputado Heitor Schuch, e a solenidade foi realizada na tarde da última terça-feira, da 11 de julho. O evento, que integra as atividades de comemoração do aniversário da Entidade, também contou com a abertura da exposição CEPA conta seus 150 anos de história.

Durante o expediente especial, o parlamentar destacou as diversas iniciativas da CEPA desde sua fundação, em 17 de fevereiro de 1856, quando 49 famílias evangélicas imigrantes e descendentes de alemães se organizaram para garantir serviços básicos para sua comunidade e para preservar as tradições e os valores germânicos.

O comprometimento das lideranças comunitárias com os projetos sócio-educativos foi outro destaque. Como exemplo, o deputado citou o Hospital Moinhos de Vento, inaugurado em 02 de outubro de 1927 graças aos esforços da Comunidade Evangélica, que assumiu sua manutenção e administração. Além do Hospital, também foram citadas a Escola Evangélica no Bairro Higienópolis (futuro Pastor Dohms), criada em 1931; a Igreja Martin Luther, inaugurada em 1936; além dos os projetos de desenvolvimento social iniciados em 1963 e que, na década de 70, se expandiram para Alvorada. Atualmente, a CEPA conta com 26 instituições: seis escolas, cinco creches, 12 paróquias, um cemitério, uma casa de passagem que abriga pessoas de fora da capital em fase de tratamento médico em hospitais locais e um lar para idosos.

O deputado salientou que essas instituições são mantidas através de doações, convênios e parcerias que envolvem pessoas físicas, empresas e o poder público. Ao finalizar seu discurso, Heitor Schuch parabenizou a CEPA, que reúne uma população de 30 mil pessoas em atividades eclesiásticas, educacionais, sociais e culturais e cumprimentou os pastores pelo seu serviço e sua atuação em Porto Alegre, revitalizando a fé em Deus por gerações.

A exposição vai até o dia 13 deste mês.

Fonte: CEPA
 

COMUNICAÇÃO
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br