Apoio para os jovens das Comunidades do Sínodo Sudeste

03/07/2007

O Sínodo Sudeste inaugura uma nova proposta de trabalho com os jovens das Comunidades. Envolve uma nova metodologia a ser coordenada pelas lideranças, Obreiros e Obreiras de cada núcleo (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Grande São Paulo e Campinas). As atividades dos grupos e das comunidades, voltadas para os jovens, serão incentivadas. Receberão motivações para a inserção em seu contexto social, buscando interagir com os jovens de outras denominações cristãs e com o mundo da juventude estudantil. Em cada núcleo, duas vezes por ano, acontecerá oficinas para elaborar material para os trabalhos e celebrações com a comunidade, contemplando temas e perguntas do mundo da juventude. E, anualmente, os núcleos se mobilizarão para realizar um grande encontro de jovens, buscando incluir representantes dos muitos trabalhos com jovens, coordenados e gestadas pelas instituições diaconais do Sínodo. A juventude luterana tem um perfil, um espaço, uma história e uma vocação. É chamada para dar testemunho e, pelo poder do Espírito, proclamar a reconciliação.

Com a presença do Presidente do Sínodo Sudeste, Miltom José de Oliveira, jovens e Obreiros pastor/a dos quatro núcleos do Sínodo Sudeste reuniram-se com o Pastor Sinodal, Guilherme Lieven, na Paróquia Esperança, em Niterói-RJ, no dia 30 de junho. Foram muito bem acolhidos pela Paróquia e, especialmente, pela Pastora Local, Margarete E. Engelbrecht e por sua assessora especial Iracema.

Uma grande expectativa foi transferida para este encontro. As expectativas, por sua vez, pela graça e pelo poder do Espírito, foram transformadas em metas e esperanças. Tocados pela Palavra do Evangelho de Lucas 9.57-62, que fundamentou a meditação de acolhida do encontro, os jovens e obreiros/as dispuseram-se para fazer uma opção pela juventude, ajudando-a a partilhar a vida e a experimentar a presença de Deus em seus caminhos.

Vale partilhar também os temas, já arrolados no encontro, que receberão a atenção e o trabalho das oficinas de elaboração de material. Núcleo Minas: convivência, referência de valores, respeitar as diferenças, estimular criatividade, fundamentação Bíblica. Núcleo Campinas: acordar para a realidade, limites, sobrevivência financeira, espaços de convivência, Compromisso e amor pela Igreja. Núcleo São Paulo: Competitividade (necessidades da competitividade, a ansiedade e o desejo dela. Ancorar a reflexão nos valores de respeito e comunhão. Eu, tu eles, nós vós, eles – de que lado você está?), Sexualidade, violência, meio ambiente e ecumenismo. Núcleo Rio de Janeiro: meio ambiente, violência, cultura-comunidade-ecumenismo, para quê Igreja?

As comunidades, com as suas lideranças, Obreiros e Obreiras, serão agora convidadas para conhecerem a proposta de trabalho com mais detalhes e para apoiá-la com os seus recursos e dons. Da mesma forma, as decisões e encaminhamentos do encontro serão integrados ao planejamento 2008 do Sínodo Sudeste, que acontecerá em outubro de 2007, para receberem o devido impulso e apoio.


 

COMUNICAÇÃO
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br