Boletim Expresso Nº 161 - 130516

Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando. Zacarias 4,6

16/05/2013

Inauguração Capela de Cristo
Festa Anual 2013
1 | 1
Ampliar

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo

Domingo, 19/05/2013

Pentecoste

Festa Anual

10:30 h: Culto Festivo com Coral na Capela de Cristo (P. Guilherme)
              Em seguida: Almoço, Café, Bolo, Diversão
 
18:00 h: Não haverá no Salão Comunitário em Diadema
Segunda - Feira
20/05/2013
 
19:30 h: Curso Básico da Fé na Capela de Cristo
Unidade IV: Do vírus da desconfiança - e como ser curado dele
Terça - Feira
21/05/2013
19:00 h: Estudo Bíblico em Diadema

Domingo, 26/05/2013

Trindade

10:30 h: Culto na Capela de Cristo ( Dr. Teol. Cida Almeida )

18:00 h: Culto no Salão Comunitário em Diadema (P. Guilherme)

Segunda - Feira
27/05/2013

19:30 h: Curso Básico da Fé na Capela de Cristo

Unidade V: Do céu na terra - e como encantar-se com ele

 

 

 

Caros Membros e Amigos
da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Neste domingo de Pentecoste refletimos sobre o texto de Números 11,11-17.24-25. Pentecoste é a festa do Espírito Santo ou também podemos dizero aniversário da Igreja. A escolha do texto para este dia é talvez supreendente a primeira vista. Um texto lá do Antigo Testamento da história de Moisés e o povo de Israel na sua caminhada pelo deserto, o que pode nos explicar sobre a profundidade do Espírito Santo? Normalmente identificamos o Espírito Santo com o dia de Pentecoste quando Pedro pregou em Jerusalém e Deus derrama seu Espírito sobre 3000 pessoas (Atos 2).

Mas olhando nosso texto com mais atenção percebemos logo que tem tudo a ver, e por cima nos sintoniza bem no centro da nossa tradição luterana do socerdócio geral de todos os crentes. A história nos conta que Moisés está cansado de guiar sozinho todo o povo e de aconselhar e resolver sozinho todos os seus problemas. Isto ele tem feito desde que conseguiram fugir da terra da escravidão do Egito. Deus concedeu para isto a Moisés e só a ele o seu Espírito e desta forma todo peso da liderança está sobre os ombros dele. Mas ele está cansado e pede a Deus uma solução. Deus não se furta e pede para ele designar 70 líderes do povo para partilhar a liderança. Dito e feito e logo o Espírito passa também para estes 70 e eles começam a guiar o povo e a resolver suas questões de forma comartilhada com Moisés.

Levando esta história para nossa realidade a luz do Novo Testamento entendemos que a partir da cruz e ressurreição de Cristo Deus derrama o Espírito Santo sobre todas as pessoas que acreditam em Jesus Cristo, e em consequência ele espera que todos assumam parte da responsabilidade por sua comunidade a caminho do Reino de Deus. Não é a ideia de Deus que um só ou alguns poucos ficam guiando o povo de Deus em sua caminhada enquanto os outros ficam somente olhando de braços cruzados como meros expectadores. Se ele deu seu Espirito a todos, então todos podem fazer a sua parte.

Desta forma Pentecoste é um convite a compartilharmos a vida e a responsabilidade na comunidade. Ninguém é dono dela para guiar sozinho. Ninguém é incapaz que não possa contribuir com nada. E ninguém pode se esquivar dando 1000 desculpas para si mesmo e os outros porque nada pode ...

Desta forma Pentecoste é um convite para se somar à vida da comunidade contribuindo efetivamente para a caminhada dela e não somente ficar como mero público expectador! Convite este para uma caminhada significativa e cheia de vida!

Reflexão e texto muito adequado para o dia da nossa festa anual onde celebramos 47 anos da Capela de Cristo que somente está aí porque teve pessoas em sua história que aceitaram este convite.

Feliz Pentecoste! Feliz vida em nossa comunidade!

Saudações

P. Guilherme Nordmann


Chamamos sua atenção para o nosso espaço no Portal Luteranos pelas seguintes matérias novas:

Observe também nossa página no www.facebook.com/capeladecristo


 
Luz da Semana - Para nossa reflexão
 
Nossa Vida – Nossa Fé - Um jeito de ser Comunidade
 

Cuidado

Numa época em que os diferentes saberes se pretendem hegemônicos na compreensão do humano e no cuidado com o sofrimento propomos a interdisciplinaridade. Esta proposta carrega consigo o pressuposto ético que prioriza a vivência da solidariedade humana como um atributo fundamental, legado por Deus, e não a competição por um saber supostamente superior e melhor.

Entendemos ainda ser necessário um redobrado cuidado em relação àqueles/as que exercem funções na comunidade: líderes, coordenadores setoriais, agentes de pastoral, os diferentes representantes que compõem o ministério compartilhado, pastores e pastoras. Um maior cuidado aos cuidadores é fundamental para a preservação de trocas saudáveis, continuadas, equilibradas, fundamentadas, co-responsáveis e inovadoras.

da Carta São Paulo - Documento da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo elaborado pelo Colégio de Obreiros em 2005/06

 

COMUNICAÇÃO
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br