Boletim Expresso Nº 184 - 131114

Todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para que sermos julgados por ele. 2ª Coríntios 5,10a

14/11/2013

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Neste Domingo, 17 de novembro de 2013, estamos nos aproximando do fim do ano litúrgico que, diferente do ano calendário, inicia no primeiro domingo do Advento, 4 semanas antes do Natal. Neste fim de ano aparecem os temas dos limites da vida com a memória dos falecidos no último domingo do ano litúrgico. Neste penúltimo domingo refletimos sobre a dimensão do Arrependimento e da Justiça.

Nos auxilia o texto do profeta Jeremias 8,4-7 que não tem papas na língua para apresentar sua crítica às pessoas Jerusalém: Vocês se agarram aos seus erros e não querem voltar para mim (v.5). A primeira vista assusta o tom ácido e pessimista do profeta, mas é bom saber que ele escreve com a catástrofe iminente da destruição da Cidade pela Babilônia e o exílio de todo grupo dirigente. A catástrofe aconteceu mesmo e foi de longo alcançe. Israel nunca mais voltou a ser o mesmo. A Jeremias é dado posteriormente a razão pelas suas críticas que servem para explicar as causas do desastre e assim o testemunho dele permaneceu na bíblia para sempre. Ele mesmo não teve esta sorte, mesmo que não foi exilado, ele mais tarde foi deportado para o egito e lá se perde se rastro.

Para nos o tom severo de Jeremias serve de alerta para entendermos que a mensagem da misericórdia e do perdão dos nossos pecados em Jesus Cristo não anula o efeito dos mesmos transformando o sacríficio de Cristo na cruz em graça barata. O salário do pecado é a morte, diz o apóstolo Paulo na carta aos Romanos. Ainda bem que temos de fato em Jesus Cristo a possibilidade de recomeçar uma nova vida após um arrependimento sincero.

E é para isto que serve este domingo para nos lembrar que a vida é verdadeira. Tudo que fazemos ou deixamos de fazer terá seu efeito - mais cedo ou mais tarde - isto vale, claro, também parao poder do amor que supera a morte.

Saudações

P. Guilherme Nordmann
 

 
 
 
 

 

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo

Domingo,

17/11/2013

Domingo da

Justiça

e da Graça

10:30 h: Culto com Santa Ceia na Capela de Cristo (P. Guilherme)

12:00 h: Ensaio do Coral da Capela de Cristo

18:00 h: Culto com Santa Ceia no Salão Comunitário em Diadema (Pastor Guilherme)

Terça-feira

19/11/2013

 

19:00 h: Reinião Diretoria do Centro Social e Educacional Sal da Terra

 

Quinta-feira

21/11/2013

14:30 h: Reunião do Grupo de Senhoras

19:00 h: Reunião de Presbitério na Capela de Cristo

Sábado

23/11/2013

 

9:00 - 16:00: Capela de Cristo - Encontro de Encerramento dos Grupo de OASE do Sínodo Sudeste - Região São Paulo e Campinas
 

Domingo,

24/11/2013

Domingo

da

Eternidade

10:30 h: Culto com Santa Ceia e Memória aos Falecidos do ano na Capela de Cristo (P. Guilherme)
 
12:00 h: Ensaio do Coral da Capela de Cristo
 
18:00 h: Culto com Memória aos Falecidos do ano no Salão Comunitário em Diadema (P. Guilherme)

 


 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

 

Dietrich Bonhoeffer - Graça Barata - Graça Preciosa

O teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer popularizou nos meios teológicos a expressão “graça barata” por meio de seu livro Discipulado (Nachfolge) escrito em 1937. Logo nas primeiras páginas, ele faz um alerta contra a graça barata dizendo:

A graça barata é inimiga mortal de nossa Igreja… (…) Graça barata significa justificação do pecado, e não do pecador. (…) A graça barata é a graça que nós dispensamos a nós próprios. A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado. (…)

Bonhoeffer contrasta a graça barata com a graça preciosa, pela qual, segundo ele, devemos lutar:

A graça preciosa é o tesouro oculto no campo, por amor do qual o homem sai e vende com alegria tudo quanto tem; a pérola preciosa, para adquirir a qual o comerciante se desfaz de todos os seus bens; o governo régio de Cristo, por amor do qual o homem arranca o olho que o escandaliza; o chamado de Jesus Cristo, ao ouvir do qual o discípulo larga as suas redes e o segue. A graça preciosa é o Evangelho que há que se procurar sempre de novo, o dom pelo qual se tem que orar, a porta à qual se tem que bater. Essa graça é preciosa porque chama ao discipulado, e é graça por chamar ao discipulado de Jesus Cristo; é preciosa por custar a vida ao homem, e é graça por, assim, lhe dar a vida; é preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador. Essa graça é sobretudo preciosa por tê-lo sido para Deus, por ter custado a Deus a vida de seu Filho – fostes comprados por preço – e porque não pode ser barato para nós aquilo que para Deus custou caro. A graça é graça sobretudo por Deus não ter achado que seu Filho fosse preço demasiado caro a pagar pela nossa vida, antes o deu por nós. A graça preciosa é a encarnação de Deus.

COMUNICAÇÃO
+
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br