Brakemeier atribui máxima importância à imprensa

DEPOIMENTO DO ATUAL PRESIDENTE

01/08/1988

Brakemeier atribui máxima importância à imprensa

A máxima importância o pastor presidente da IECLB, Dr. Gottfried Brakemeier, atribui aos veículos de imprensa escrita existentes na IECLB. Isto não somente como veículos de informação, mas também COMO meios de meditação e de alimentação espiritual. Temos alguns bons meios de comunicação escrita em nossa Igreja, embora ainda em números insuficientes, avalia o Dr. Brakemeier.

Ele vê com certa preocupação a falta de condições econômicas para implantar estes veículos. A ele preocupa igualmente o decréscimo de pessoas habituadas à leitura. Entende que o livro e os jornais devem hoje competir com a televisão e os meios audiovisuais, o que normalmente desfavorece o livro. Leitura sempre é trabalho e exige um gesto de reflexão, enquanto que os meios audiovisuais favorecem uma postura meramente consumista, atesta o líder da IECLB.

GOSTO PELA LEITURA

Ele reconhece que a leitura não é suficientemente estimulada. Destaca que é preciso pegar o gosto pela leitura, o que exige um processo de aprendizagem e que este, por sua vez, tem início com a alfabetização do indivíduo. Olhar televisão, ao contrário, não exige nenhum aprendizado, destaca Brakemeier. Salienta que a televisão é um meio alternativo ao livro e jamais deve ser visto como substituto do mesmo.

Para o pastor presidente o melhor instrumento de formação e enriquecimento é de fato o livro. Isto porque uma biblioteca tem muitíssimos autores que informam e se comunicam sob os mais diversos aspectos, enquanto que uma rede de televisão tem um ou poucos autores. Soma-se a isto ainda a possibilidade de escolha de temas interessantes ser bem maior no caso dos livros do que nos programas de televisão.

Leitura permite formação de uma opinião própria 

É muito difícil existir autonomia de pensamento e capacidade de juízos próprios sem o hábito da leitura, afirmou o pastor presidente da IECLB, Dr. Gottfried Brakemeier, em sua palestra sobre A leitura é um exercício de liberação, proferida na Escola Superior de Teologia da IECLB, em São Leopoldo (RS). 

Brakemeier desenvolveu sua palestra sob os aspectos cultural, religioso e político-social. Ao abordar o aspecto cultural, enfatizou que a leitura permite conhecer a tradição da sabedoria e de tesouros culturais através dos séculos c os preserva desta forma. Quem não R não tem acesso a estes tesouros, salientou. 
Falando sobre o aspecto religioso, o líder da IECLB afiançou que a fé cristã é a religião de um livro (a Sibila). Também foi categórico em sua afirmação que para a maturidade da fé a leitura da Bíblia é fundamental, argumentando que isto nos ensinou a Reforma do século 16. 

VITAL E IMPORTANTE 

Na opinião do Pastor Presidente, ao enfocar o aspecto político-social, a leitura permite a formação de opinião própria e liberta da manipulação das opiniões veiculadas através de outros meios de comunicação. O cidadão responsável necessita de leitura, observa. Afiança, por outro lado, que a censura a livros é muito mais difícil de ser imposta do que, por exemplo, à televisão, e que, por isso, o livro é fundamental para o funcionamento da democracia. 

Especificamente para o pastor e para a pastora, para o obreiro e para a obreira, a leitura é vital como precaução contra o esgotamento espiritual e teológico, afirma Brakemeier. A leitura — prossegue ele — é importante também para o desenvolvimento da comunicação oral, pois exercita o raciocínio e desenvolve a capacidade de formulação. 

Quem não lê tem dificuldades para expressar-se. Em razão disto, preocupa o grande índice de analfabetismo em nossos pais, bem como o fato da leitura estar caindo em desuso, arrematou o pastor presidente da IECLB.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa 

 

HISTÓRIA
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br