CAPA é objeto de estudo de impacto

16/10/2008


O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) lança, no dia 16, durante o Concílio, o livro “A gente pega junto – protagonismo na agricultura familiar”. A publicação resulta do Estudo de Impacto elaborado com apoio da Fundação Luterana de Diaconia e do Serviço Evangélico de Desenvolvimento (EED, sigla em alemão), pelos 30 anos do CAPA. O texto final é do consultor autônomo do EED, Hans-Ullrich Ide.
 
“No estudo de impacto pôde ser observado que os resultados da atuação do CAPA, a partir dos seus focos temáticos e metodológicos aplicados, que se baseiam nos princípios da agroecologia e metodologias participativas de assessoria, contribuíram significativamente para tirar da invisibilidade os grupos sociais com os quais a organização trabalha, transformando-os em sujeitos políticos ativos, em atores sociais organizados para reivindicar seus direitos e negociar políticas públicas nos espaços locais e regionais de decisão política”, relata o autor.
 
A criação do CAPA foi marcada pela análise da IECLB de que os impactos desagregadores da revolução verde estariam levando cada vez mais ao empobrecimento da categoria dos pequenos agricultores e a um conseqüente esvaziamento das áreas rurais. Neste contexto, o CAPA surge como resposta da igreja para oferecer um serviço aos pequenos agricultores com o objetivo de alterar esta situação.

Voltar para Notícias do Concílio


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 5472
COMUNICAÇÃO
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br