Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 260 150605 - Lucas 16.19-31 - Melhor contar com Deus

Campanha Nacional de Ofertas para Missão Vai e Vem 2015: Somos chamad@s

05/06/2015

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

O texto Bíblico deste domingo é a história de Lázaro de Lucas 16.19-31 que nos espelha de forma bem forte as relações desiguais em nosso mundo. E parece que não mudou muita coisa nos últimos 2000 anos. O egoísmo de quem já tem muito, continua forte em muito casos, e a dificuldade de quem se encontra excluído de todos os bens, continua gritante.

Tudo isto acontece sob a promessa divina que um dia, no Reino de Deus, haverá justiça, e, quem sabe, muitas surpresas. Não gostamos muito de ouvir a conclusão da história com o pobre Lázaro nos colo de Abraão no céu, e o rico passando fome e sede no inferno.

É bem verdade, que isto é uma fábula que quer nós ensinar algo, e não uma previsão exata sobre como será no Reino de Deus. Uma fábula que Jesus conta para ensinar principalmente aos fortes e ricos algo importante: Eles não são tão perfeitos como se acham. É preciso que mudem para melhor. Precisam de mais humildade, reconhecer seus erros, e com arrependimento mudar de vida.

Pois é exatamente esta a supresa nesta história: que o homem rico mesmo dentro do inferno é incapaz de mudar a sua postura. Mesmo ardendo no inferno, ele ainda acha que o pobre Lázaro está lá para servir lhe.

É de lá que ele fala: Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou sofrendo muito neste fogo! (v.24)

Quem sabe, esta história poderia ter terminado diferente, se o homem rico teria mudado de postura e demonstrado isto com um olhar diferente para Lázaro.

Em suma: é um texto perfeito para o outro tema deste domingo: A Campanha de Ofertas para Missão Vai e Vem 2015. Queremos dar início a esta campanha que acontece todos os anos em nossa igreja IECLB entre junho e setembro. A sua força motriz é justamente a possibilidade de solidariedade entre comunidades cristãs.

Temos comunidades e projetos com grande escassez de recursos, já em função da situação econômica dos seus membros, e temos paróquias em lugares onde a média do nível de vida dos membros sugere a capacidade de apoiar os mais fracos.

Não resta dúvida que a probabilidade é grande que estamos entre os fortes, mesmo que nossa paróquia nem sempre está bem financeiramente. Vamos, em paralelo ao plano de ofertas comum, sempre de novo motivar para ofertar algo para a Vai Vem. Nossa Paróquia já recebeu bastante ajuda de fora. É a hora de podermos retribuirmos!

Informações amplas sobre a campanha deste ano podem ser extraidas do texto abaixo e da página da Vai Vem 2015. Também temos materiais impressos disponíveis na igreja, entre outros, os populares cofrinhos, para serem levados para casa e voltarem cheios de moedas etc.

Saudações!

P. Guilherme Nordmann

 
AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
07/06/2015
1° Domingo
após
Trindade
10:30 h: (P. Guilherme) – Culto com Santa Ceia
Lucas 16.19-31: É melhor contar com Deus.
 
Em Seguida: Almoço de agradecimento para os colaboradores da Festa Anual
Quinta-Feira
11/06/2015
14:30 h: Reunião do Grupo de Mulheres
 14/06/2015
2º Domingo
após
Trindade

Não haverá Culto na Capela de Cristo!

 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

 

Somos chamad@s - Campanha Vai e Vem 2015
 

O Tema do Ano da IECLB afirma que somos Igreja da Palavra, que somos chamad@s a comunicar! É importante destacar que o Tema do Ano não foca somente a comunicação padronizada. Aqui está um chamado especial! Fazemos parte da Comunidade de Jesus Cristo a partir do Batismo e sustentados pela Eucaristia, ambos Sacramentos a serviço da comunicação de Deus conosco, a serviço do seu Evangelho. Esse é o conteúdo a modelar a nossa comunicação, o nosso diálogo, a nossa comunhão, as nossas decisões pessoais e profissionais, a nossa solidariedade para dentro e para fora da Comunidade.

Da mesma forma, a pergunta de Jesus para os dois discípulos no caminho de Emaús, sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17), Lema bíblico da IECLB para este ano, pode muito bem ser repetida no contexto da caminhada da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem. A propósito, como é importante conversar pelo caminho! Quem conversa sabe que transmite algo (aquilo que vai), mas só há conversa, diálogo e comunhão quando existem abertura e acolhimento para o que a outra parte transmite (aquilo que vem). Aí é importante lembrar que comunicação não se faz somente com palavras. Gestos e atitudes também comunicam.

O Apóstolo Tiago (Tg 2.16) procura apontar justamente para a relação entre estas duas grandezas fundamentais da comunicação de e entre pessoas que seguem a Jesus Cristo: palavras de conforto, consolo, salvação e atitudes amorosas, serviço e solidariedade de quem ama em resposta ao amor recebido e de que está convicto!

Nesse sentido, somos chamados e chamadas pela Vai e Vem a comunicar com dupla ênfase: as palavras faladas e as palavras que viram gestos! A Campanha de Missão da IECLB zela pelo cuidado interno e possibilita a prática de levar as cargas uns dos outros (Gl 6.2) no interior da IECLB, em seu meio. Desta forma, viabiliza a caminhada de Comunidades, de comunhão de pessoas que podem ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-16) lá onde vivem e comunicam as suas convicções, a sua razão de ser (1Pe 3.15).

Então, sobre o que vocês estão falando pelo caminho? O que está ardendo no seu peito e dentro do seu coração, de tal maneira que precisa ser compartilhado, falado, levado adiante? A brincadeira do ‘telefone de latas’ simboliza este desejo humano de se comunicar, mas, aqui, o foco é destacar que a Vai e Vem une duas dimensões, ou seja, o anúncio (Palavra) e o serviço (Palavra que encarna: João 1.14).

Há muito sobre o que falar! Pode-se falar sobre a Campanha Vai e Vem, pois ela deve ser divulgada, estimulada, animada. Afinal, a Vai e Vem é Campanha de gente nossa para nossa gente. Também há muito a fazer! A Vai e Vem é instrumento de cuidado para com os da própria casa – nos Sínodos, nas Paróquias, nas Comunidades, no Brasil. Neste sentido, a Campanha de Missão da IECLB é instrumento de ação!

Lá onde a IECLB está presente – inclusive quando esta presença é possibilitada pelas ofertas da Vai e Vem – somos chamad@s a comunicar palavras e ações que levedam a massa (Lucas 13.21), que oferecem sinais do Reino de Deus. Somos chamad@s a falar sobre o que estamos dialogando. Estamos dialogando acerca da Vai e Vem? Então, falemos a respeito dela em nome do amor, em nome do crescimento e da preservação da IECLB como Igreja de Jesus Cristo no Brasil, em nome da tarefa de pregar a Palavra de Deus, de celebrar os Sacramentos, de vivenciar a comunhão e a solidariedade com vistas a uma relação mais equilibrada entre as pessoas e destas com Deus.

Como diz o nosso hino Palavra não foi feita para dividir ninguém, palavra é uma ponte onde o amor vai e vem, onde o amor vai e vem (HPD 415).

Isso tem tudo a ver com a Campanha Vai e Vem. Há necessidades, mas também existem ações que ajudam a buscar soluções! Quando cada pessoa acolhe o chamado e oferece algo de si, a comunhão cresce.

Somos chamad@s! Vamos seguir o chamado! Vamos lá?

Texto motivador oficial da Campanha Vai e Vem


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 31
ID: 33602
COMUNICAÇÃO
+
Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br