Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 299 – 160422 - João 13,31-35

Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, Senhor, Deus da verdade. Salmo 31,5

22/04/2016

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Um velho professor de teologia meu, o Dr. Mann, disse certa vez: »Quem não consegue dizer o que é o evangelho provavelmente não o entendeu.» Meu lembrei desta frase ao olhar o texto da prédica para este domingo de João 13,31-35.

É uma das muitas falas de Jesus para preparar os discípulos para a vida depois da ida dele. Algumas destas explicações eles provavelmente não entenderam logo, mas somente talvez mais tarde.

Para nós podemos tirar duas lições: Uma vez não é assim que cruz, sofrimento e a aparentente fragilidade da causa de Jesus Cristos no mundo depõe contra ele, mas sim a glória do pai também revela nos lugares mais baixos.

O sinal mesmo da presença de Deus é mesmo bem simples: »Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.» (v.34s)

A comunidade cristã é um lugar de amor fraterno, de acolhida, de paz e de decência, ou ela não é comunidade. Cristão é quem baixa a crista mesmo, tira da mente todos os pensamentos negativos acerca dos outros e permite ao Espírito Santo agir em nosso meio!

Saudações e até domingo!

P. Guilherme Nordmann



AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
24/04/2015
4ª Domingo
após
Páscoa
19:00 h: (P. Guilherme) – Culto
 
Texto da prédica: João 13,31-35
28/04/2016
Quinta
14:30 h: Reunião do Grupo de Mulheres
19:00 h: Reunião do Presbitério
01/05/2016
5ª Domingo
após
Páscoa
10:30 h: (P. Guilherme) –  Culto com Santa Ceia
 
Texto da prédica: Gênesis 2,7-17
 
12:00 h: Ensaio do coral
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Como reconhecer o amor?
 

Segundo o autor da primeira epístola de João, o amor está no ato da doação de vida. E como se doa vida? Abrindo o coração para aquele que padece necessidade.

E como se abre o coração?

Indo além das palavras, e demonstrando de fato e de verdade, i.e., dando ouvidos ao que nos dirige uma súplica; estendendo a mão ao que nos pede socorro; oferecendo o ombro para apoiar o cansado; fazendo companhia ao que se sente só; abrigando o que ficou desamparado; socorrendo o que está desassistido; cuidando dos feridos; alentando dos enfermos; engajando-nos nas causas dos que estão do lado da justiça e do direito, dos que defendem a vida e promovem a paz.

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” (1Jo 3.18)

Amor não é um sentimento. Nem sequer é preciso gostar de alguém para amá-lo. Amar é uma ação, um gesto, uma atitude. É um jeito de fazer que vira um jeito de ser. Amar de fato e de verdade é assumir a dor e a alegria de ser solidário, não por causa dos méritos de quem quer que seja, mas apesar de tudo e contra tudo. É dar a vida até por aquele que não vale a pena (que foi o que Cristo fez por nós).

O amor é o grande mandamento. O amor é o único mandamento. Somente aquele que ama, crê. Somente o que ama é o que guarda os mandamentos. Somente o que ama permanece em Deus e Deus nele.

Reverendo Luiz Carlos Ramos†


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 35
ID: 37622
COMUNICAÇÃO
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br