Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 303 – 160522 - 1ª João 4,7-12

Os serafins diziam em voz alta uns para os outros: Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro! Isaías 6,3

21/05/2016

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

É o amor: “É o amor que veio como um tiro certo no meu coração. Que derrubou a base forte da minha paixão E fez eu entender que a vida é nada sem você.” Lai vai o brega... Muitos aqui devem saber de cor....

Podemos estar frustrados ou até desiludidos com o amor, mas ainda assim se mantém intacto o desejo de amar e ser amado. Faz parte da nossa natureza humana. Mas persiste a parte complicada: Muitas vezes o que se apresenta como amor na verdade é egoismo camuflado.

Que bom que temos orientação bíblica em 1ª João 4,7-12, onde O amor vincula-se a Deus como fora essencial da nossa vida: »Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus.« (v.7a)

Amor é mais que tolerância. Amor é vínculo com o outro, acolhimento e cuidado. É a vida. Vamos viver o amor na comunidade porque nos faz bem!

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann


 
 


AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
22/05/2016
Domingo
Trindade
19:00 h: (P. Guilherme) –  Culto
 
Texto da prédica: 1ª João 4,7-12
29/05/2015
  1º Domingo
Trindade
10:30 h: (P. Guilherme) – Culto com Santa Ceia
Texto da prédica: Lucas 7,1-10

12:00 h: Ensaio do Coral
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Tolerância ou Vínculo?
 

Eu não gosto da palavra TOLERÂNCIA - Tolerar não é o bastante. Eu não queria ser tolerado. Eu quero ser compreendido e quero compreender. Quero ser conhecido por aqueles e aquelas com as quais relaciono e convivo. Tolerar não é amar.

Vínculo é a palavra que traduz melhor o mandamento de Jesus: Amai- vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 15.12). Criar vínculo favorece a comunhão que, por sua vez, fermenta o amor e a paz. Podemos resgatar comportamentos de relacionamento, por exemplo, a prática de cumprimentar uns aos outros, que promovem vínculos, comunhão e educam para a paz.

Tolerar não é suficiente! Tolerar permite a indiferença com o outro - Eu o tolero, mas não me envolvo com ele... Precisamos aumentar os nossos vínculos com as pessoas diferentes, compreendê-las e respeitá-las, reconhecendo os seus valores, cultura e história.

Na cidade não há outro caminho senão o de construir vínculos. O mandamento de Jesus exige compreender as pessoas com seus desafios, dores, frutos e loucuras. Remete à coragem de interagir e vincular-se uns aos outros. Não fugir da cruz e da revelação de Deus nela. Viver sem medo, com liberdade, aberto para o novo e para as novidades, amar e testemunhar este amor verdadeiro, o mandamento do Deus vivo presente na história, aquele que criou vínculo com o mundo e seu contexto, através da salvação dada em Jesus Cristo.

O mandamento é cultivar vínculos para que a nossa comunhão e o nosso amar uns aos outros não se transformem em guetos, grupos fechados, afastados da realidade e da missão de Deus de vencer a morte e revelar a justiça e a paz.

Cultivar vínculos com a cidade, com as pessoas da cidade, com os espaços da cidade, para que nossa vida de fé traduza-se em vínculos, que aproximam os diferentes e libertam. Esse é o amor, tal qual revelado por Jesus.

 
Guilherme Lieven


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 12
ID: 38024
COMUNICAÇÃO
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br