Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 320 – 160916 - 1ª Timóteo 2,1-7

O apóstolo Paulo diz: Eu trago vocês no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo. Filipenses 1,7

16/09/2016

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Você já teve raiva de verdade de alguém? Raiva que deu vontade de bater nesta pessoa ou de cometer outro tipo de ação drástica? Se formos honestos provavelmente a maioria responderia que sim. Podem até sugir sensações surpreendentes, como p.ex. a vontade de jogar uma bomba ou incendiar a casa da pessoa em questão.

São sensações nada nobres que nos fazem sentir vergonha. Por isso as escondemos bem. Mas é bom lembrar que os personagens bíblicos não esconderam seus sentimentos fortes. O livro dos Salmos está cheio das relações difíceis com inimigos e adversários. Os oradores dos Salmos não escondiam sua raiva, porém a entregavam nas mãos de Deus.

Entre nós é comum que as pessoas permanecem com suas mágoas, cozinhando as »a fogo baixo«. Não que isto seria admitido abertamente mas cultiva-se um desejo secreto que os desafetos se deem mal.

A consequência é um cristianismo que principalmente quer ficar com a razão, mesmo que isto signifique sobra sozinho com ela. Isto se choca frontalmente com o evangelho como é anunciado em 1ª Timóteo 2,1-7 que é o texto da prédica deste domingo.

Lá fica muito claro que »Deus quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. (v.4)« Isto implica na busca pelo bem-estar de todos. Que todos sejam bem sucedidos nas suas tarefas! E todos precisam de nossa oração para se sentirem apoaidos. Que tal começarmos com os políticos aí em Brasília que elegemos em outro momento. Eles, nos, o mundo precisa de nossa oração por eles!

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann


 Matérias novas em www.luteranos.com.br/capeladecristo:

- Noite Musical com Sopa e Vinho 24/09/2016


AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela Terças e Quintas: 14:30-17:30hs
Domingo
18/09/2016
18o Domingo
após
Pentecostes
10:30 h: (P. Guilherme) Culto com Santa Ceia
Texto da prédica: 1ª Timóteo 2,1-7
 
12:00 h: Ensaio do Coral
Quinta-feira
22/09/2016
19:00 h: Reunião do Presbitério

Sábado

24/09/2016

19:00 h: 12ª Noite Musical com Sopa e Vinho
Domingo
11/09/2016
19o Domingo
após
Pentecostes

19:00 h: (P. Guilherme) Culto

Texto da prédica: Lucas 16,19-31

 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Intuições sobre salvação
 

Para ser salvo é preciso saber nadar nas águas que escorrem entre as margens do bem e do mal, do ódio e do amor, da delicadeza e da estupidez. É mister também levitar, enchendo os pulmões com o mesmo gás que flutua balões, poetas, romancistas, músicos.  Mas não se aconselha permanecer nas alturas; vez por outra vale acocorar-se ao lado do irmão agrilhoado à crueldade da vida.

Para ser salvo convém levar-se a sério. Mas não tão a sério que a alma fique impertinente – mala sem alça continua boa metáfora para descrever pessoas desagradáveis. Viver sem propósito, ao sabor do vento, pode ajudar a recuperar o ânimo de quem perdeu ideal. Enquanto formigas marcham em fila, sem saber a razão de seguirem a rainha, cigarras enchem a floresta de alegria. Por que não cantar nesse coral?

Redenção pode lembrar a liberdade de acordar tarde sem culpa; comer chocolate como rito; comprar perfume caríssimo e dar de presente a alguém especial; colocar brincos na amada; sentar para almoçar sem hora para terminar; conversar besteira só para rir à solta; bater papo com pessoas meio doidas; ler romance; recitar poesia.

Redimidos não temem falar da morte –  sem morbidez. Libertos relutam para não perder a nobreza quando são derrotados. Eles anelam crescer em humildade no tempo da vitória. E sabem quão amargo é o tédio do dia a dia.

Resgatados não querem confundir solidariedade com comiseração; fogem para nunca fazerem da inveja motivo de discórdia. Imploram aos céus para que nunca tapem olhos, boca e ouvidos à injustiça. Os salvos querem um coração de carne, sensível ao clamor do oprimido.

Com toda reverência, não prejudica amar a Deus como um “cara muito legal”. E de gravata solta, celebrar que Ele nunca esquece de ser compreensivo e longânimo. Deus não quer meter medo, já que busca amigos íntimos. Salvação é uma festa.

Soli Deo Gloria

 
Ricardo Gondim


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Timóteo I / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
ID: 39539
COMUNICAÇÃO
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br