CINQUENTENÁRIO DO TEMPLO DA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE LINHA ANTAS

Paróquia de Mondaí - SC

05/05/2015

Primeira Igreja da IECLB de Linha Antasem Janeiro de 1931
25 de abril de 1965, inaugura+º+úo da Nov Igreja da IECLB de Linha Antas
Igreja
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Evangélica de Linha Antas, Paróquia de Mondaí, realizou no dia 12 de abril de 2015 um dia de festa para comemorar os 50 anos desde a fundação do atual templo da comunidade. A festa marcou as “Bodas de Ouro” e todo o esforço realizado pelos pioneiros da comunidade em prol da construção do belo prédio, local de agradecimento e de louvor a Deus.

A programação começou com culto festivo às 10h, celebrado pelo Pastor Jeferson Rusch, jogos amistosos de futebol, bolãozinho, baralho e almoço ao meio dia. Na parte da tarde houve sarau dançante.

Além das pessoas da localidade e das comunidades vizinhas, pessoas de outros municípios também foram registradas prestigiando o evento. O presbitério agradeceu a presença de todos e destacou que o resultado financeiro da festa será usado na reforma interna do templo. No momento em que escrevo (30/04/2015) a reforma já está praticamente concluída.

Breve histórico da comunidade evangélica:

Era 1924, as primeiras famílias começavam a chegar a este lugar, até então selvagem. Os migrantes, na sua quase totalidade de origem alemã, vindos do estado do Rio Grande do Sul, marcaram presença nestas terras procurando novas plagas ou a “terra prometida”. Surge assim, a comunidade de Linha Antas.

Fica muito fácil saber o porquê do nome desta comunidade, ser Linha Antas, rica em florestas e repleta de animais selvagens, especialmente de Antas, popularmente conhecida. E também do rio possuir o mesmo nome, pois era lá que estes animais iam beber a sua água.

As primeiras famílias a tomar posse dessas terras foram as de Carlos Ebenauer, Haimi Simoni, Ewald Schmidt, Rudolfo Ritter, Gustavo Toebe, Ernesto Horst, Guilherme Wadenphul, Carlos Krubbe, Rudolf Kaufmann entre outros, que se dedicaram ao trabalho dificil junto às terras e posteriormente à criação de porcos. Cada família necessitava construir sua casa, derrubar as matas, abrir suas estradas, etc, tudo de forma rudimentar, eram tempos difíceis, de trabalho árduo e cansativo, mas traziam consigo a esperança e, a força de sua fé cristã evangélica.

Em 25 de janeiro de 1931, fundou-se a então Comunidade Evangélica de Linha Antas. O culto de fundação foi às 16:00 horas na igreja construída com a força braçal da comunidade, de forma rústica, em madeira, a qual também servia de escola para as crianças e de moradia para a família de Rudolf Kaufmann.

Assim os anos foram se passando, as famílias foram crescendo, se mudando, chegaram novas famílias e a comunidade foi se renovando a cada ano. O prédio onde realizava-se os cultos também foi sendo reformado, até o momento em que sentiu-se a necessidade de construir um prédio novo para a Igreja.

Em 21 de fevereiro de 1960, o então presidente Sr. Henrique Jorge Land, em assembleia e na presença de 38 membros, discutiu com a comunidade sobre a construção do novo prédio para a Igreja. Em 24 de abril do mesmo ano realizou a festa pró-construção e a obra foi acontecendo, Vieram os anos de 1962, 63 64 e, dessa forma, em 28 de março de 1965 foi deliberado em ata sobre a inauguração da nova Igreja Evangélica de Linha Antas.

Em 25 de abril de 1965 foi oficialmente inaugurado o novo prédio (Igreja), tendo como padrinhos o Sr. Germano Toebe (em memória); madrinha Srª Elsa Wadenphul e Rosa Toebe (em memória). Hoje a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Linha Antas conta com 43 famílias membros.

Conforme pesquisa histórica de Clarice Bier

COMUNICAÇÃO
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br