Colaboradores em grupos de 3ª idade reúnem-se em Joinville

15/03/2006

Com as palavras do Salmo 63.4 - Cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos. – e a bênção de um autor desconhecido, a Diácona Regina Krauser abriu o nosso seminário para colaboradores em grupos de 3ª idade, reunindo o Núcleo Joinville, no último dia 22 de fevereiro.

Dizia a bênção: “O Senhor te abençoe.

Ele encha teus pés com dança e teus braços com vigor

Ele encha teu coração com ternura e teus olhos com o brilho do sorriso.

Ele encha teus ouvidos com música e teu nariz com perfume.

Ele encha tua boca com júbilo e tua alma com alegria!

Ir a um seminário em plena 4ª feira é um privilégio para poucos; mesmo assim éramos bastante participantes! Como é gostoso rever tantos amigos, trocar experiências, novidades, mas principalmente receber novas idéias, alento para o novo ano de trabalho.

Começamos as atividades movimentando o corpo com exercícios de geronto-ativação: Cristiane Gilgen nos fez ver, como é importante movimentar-nos; isto não vale apenas para nossos idosos: também nós já sentimos dificuldades em certos movimentos, na coordenação motora e concentração.

A seguir Pastor Burger dirigiu um estudo-meditação: “Preservando a fé na velhice”. O hino “Cristãos alegres jubilai” de Martin Luther intercalou a leitura de Romanos 5 e do 1º capítulo de I Coríntios, bem como os comentários de alguns itens do livro ”Nossa fé - Nossa vida”. Foi um reforço para nossa confessionalidade luterana!

Todos os anos os participantes deste seminário esperam curiosos a apresentação do trabalho preparado pela diaconisa Regina Krauser. Este ano o tema sugerido para estudo nos nossos grupos de 3ª idade foi “sono”. O objetivo deste trabalho é fomentar a comunhão e reflexão dos idosos; esta ativação cognitiva em torno de um tema específico desperta lembranças, reflexão, memória. Não é um trabalho onde apenas se “passa informações e dados” sobre a importância do sono para a saúde; ele envolve todos os participantes, incentivando-os a falar, a pensar, a se mexer, cantar, rever temas bíblicos e também a rir muito. Não, com certeza o tema não “dá sono”!! Foi gratificante experimentar um pouco do que se pode fazer nos nossos diversos grupos, desenvolvendo passo a passo este estudo muito bem elaborado!

Depois do almoço recomeçamos as atividades com atividades lúdicas. Quem acha que idosos não gostam de jogos, brincadeiras, está muito enganado!! E esta descontração nos preparou para uma palestra muito útil sobre “Direitos do Idoso”, mais especificamente quanto a aposentadoria e pensão. Vimos que nós mesmos temos muitas dúvidas a serem esclarecidas. Pastor Burger ainda nos mostrou alguns dados estatísticos que dão o que pensar. “A perspectiva da velhice hoje”, sim, em muitos aspectos ela é animadora; mas qual será a perspectiva dos idosos de amanhã?

Não basta apenas valorizar o trabalho com a 3ª idade nas comunidades como um trabalho isolado, somente para aquela faixa de idade. Assim como o trabalho da Escola Dominical envolve as crianças e seus pais, este trabalho deve envolver filhos, netos, todas as faixas etárias. É importante que eles vejam e sintam a alegria e descontração de seus pais, avós, que muitas vezes se mostram desanimados, aborrecidos, ou simplesmente deslocados no nosso dia a dia agitado. É um trabalho, uma comunhão que também nos leva a pensar em nossa velhice. Geralmente não gostamos de nos “imaginar” velhos. Não, velhos não. Devemos nos imaginar e preparar para sermos idosos! Idosos saudáveis e alegres, ativos dentro de suas possibilidades, conscientes do exemplos positivo que podem ser para a próxima geração.

Agradecemos à equipe da pastoral do idoso por esta oportunidade de nos reabastecer na fé, na comunhão, pelas idéias, sugestões para nosso preparo. É bom saber que temos este apoio, que podemos contar com vocês!

Fonte: Anneliese Quandt, Paróquia São Marcos, Joinville,


 

COMUNICAÇÃO
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br