Comunidade de Santa Maria de Jetibá celebra o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

28/11/2006

Desde abril de 2005, a Pastoral da Visitação, da Paróquia Evangélica de Santa Maria de Jetibá realiza bimestralmente, os cultos de oração e unção a enfermos e pessoas em sofrimento. Os cultos obedecem a ordem litúrgica que consta no Livro de Cultos da IECLB, lançado em 2003. A Pastoral da Consolação da comunidade conta com 13 pessoas que se reúnem mensalmente para estudos de temas relacionados à visitação. Os cultos de oração e unção surgiram como resultado desse trabalho e tem trazido bons frutos no sentido de despertar a comunidade para acolher e amparar as pessoas em sofrimento.

No último dia 25 de novembro, o grupo preparou o culto de oração e unção baseando-se na liturgia do Dia Mundial de Luta contra a AIDS proposta pelo Departamento de Diaconia da IECLB. A pregação foi baseada no texto de Lucas 17.11-19, que fala da cura 10 leprosos.

Jesus acolheu e curou incondicionalmente os portadores de lepra, doença que excluía e marginalizava os doentes por questões sociais e religiosas. Hoje os portadores do vírus HIV também são marginalizados e excluídos da convivência social e comunitária tal como os leprosos dos tempos de Jesus. A atitude amorosa de Jesus é um convite a todos nós para nos engajarmos na luta e no combate a AIDS que ceifa milhares de vidas no Brasil e no mundo.

Ao final da celebração, todos os participantes receberam um laço vermelho. Todos foram desafiados a usar este laço até o dia 1º de dezembro, data escolhida como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Esperamos que celebrações como essas despertem todos os membros do compromisso social que a Igreja possui em buscar vida digna para todos e todas.

Pastor Valdeci Foester
 

COMUNICAÇÃO
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br