Curso de Extensão Comunitária no Sínodo Sudeste

O Movimento da Reforma do Século XVI ao Século XXI

01/08/2015

campinas - curso movimento da reforma 7
campinas - curso movimento da reforma 4
campinas - curso movimento da reforma 5
campinas - curso movimento da reforma 9
1 | 1
Ampliar

SÍNODO SUDESTE RUMO AOS 500 ANOS DA REFORMA

No dia 01 de agosto de 2015, foi iniciado o Curso de Extensão Comunitária O MOVIMENTO DA REFORMA: DO SÉCULO XVI AO SÉCULO XXI, na proposta da celebração Rumo aos 500 anos da Reforma. Mais de 140 pessoas lotaram o salão do Lar Luterano Belém, em Campinas / SP, vindas das Comunidades das Uniões Paroquiais Campinas e São Paulo.

O primeiro Encontro teve por tema: Aspectos da Pré-Reforma e o lugar da Bíblia no Movimento da Reforma. O palestrante, P. Dr. Wilhelm Wachholz, Reitor da Escola Superior de Teologia de São Leopoldo /RS apontou para Jesus Cristo, o centro da teologia de Lutero, destacando que toda interpretação bíblica precisa ser contextual, precisa ser PRO ME - fazer sentido para nós. A Bíblia é uma proposta de diálogo para dentro do contexto em que vivemos. Wachholz também demonstrou que a teologia de Lutero pode ser descrita como um edifício invertido, ou seja: Não somos nós que escalamos a escada da perfeição até Deus através dos nossos esforços ou merecimentos para cobrar dele a salvação. O encontro acontece no nível do ser humano através da cruz de Jesus Cristo. A salvação é obra de Deus. Lutero insistiu na reforma das bases sobre as quais repousa a fé - reforma da forma como se interpreta a Bíblia.

A carga horária do curso é de 150 horas (75 horas presenciais e 75 horas online). O certificado será emitido pelas Faculdades EST, de São Leopoldo. O Sínodo Sudeste é um dos parceiros deste projeto, junto com as Uniões Paroquiais Campinas/São Paulo e a EST.

A próxima etapa do curso acontecerá no dia 03 de outubro de 2015, quando o Pastor Helmar Reinhard Rölke, de Vitória / ES, falará sobre Sacramentos e Vida Comunitária. Além destas, haverá mais sete etapas até outubro de 2017.
 

COMUNICAÇÃO
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br