Curso de Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia

Quarta Etapa - Sínodo Norte Catarinense

24/08/2013

Curso de Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia
Curso de Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia
Curso de Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia
Curso de Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia
Curso de Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia
1 | 1
Ampliar

A quarta etapa do curso de Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia aconteceu, mais uma vez, nos dias 24 e 25 de agosto de 2013, no Lar Vila Elza, em São Bento do Sul (SC). Todas, todos fomos recepcionados com carinho pela Diácona Valmi.
O curso foi assessorado pela Mestre em Teologia e Pastora Sandra K. Tehzy, de Toledo (PR), que desenvolveu o tema Diaconia e Inclusão de Pessoas com Deficiência. Ela iniciou o mesmo com a analogia da história do barbeiro que questiona a existência de Deus. Essa história nos oportunizou a reflexão de que Deus não prometeu dias sem dor, vida sem sofrimento, sol sem chuva. Deus prometeu, isso sim, força para o dia, conforto para as lágrimas e luz para o caminho. Deus está sempre pronto a nos acolher e é nosso dever levar a palavra de Deus ao conhecimento das pessoas para que através dela tenham o coração transformado.
A exemplo de Jesus, devemos ter o olhar de amor para com a nossa irmã; para com o nosso irmão, independente do seu tipo físico, pois todas; todos são criaturas de Deus e fazem parte de seu universo. Nesse universo cada pessoa ocupa seu espaço, sempre importante nos seus contextos.
A inclusão da pessoa com deficiência tem que acontecer primeiro em nosso coração, temos que acolher em nossa comunidade, ouvir, integrando-a ao nosso meio, estando ao seu lado. Todas as pessoas tem o direito de participar da vida em sociedade e em comunidade. Para que isso aconteça devemos nos unir buscando sempre a melhor forma de adaptar os diferentes ambientes, facilitando assim o direito de ir e vir também da pessoa com deficiência.
A inclusão da pessoa com deficiência diz respeito a todos nós. Por isso temos que ensinar as crianças a conviver e a valorizar a diversidade nas salas de aula e em nossas comunidades. Só assim elas aprenderão de forma tranquila a respeito desse assunto e a inclusão acontecerá naturalmente.
Agradecemos a Deus pela oportunidade que tivemos de estar novamente reunidas; reunidos num espaço onde aprendemos muito, trocamos ideias, cantamos , oramos, enfim, fomos engrandecidas; engrandecidos com o compartilhar do saber da Palestrante.
 

COMUNICAÇÃO
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br