Curso para Regência de Corais encerra com espetáculo

O curso do Pronatec contou com as parcerias do Sínodo Vale do Taquari, Prefeitura de Teutônia e Instituto Federal do RS

23/11/2014

Coordenador do curso e professor, Goy Komosinski - Foto Alana V. Gausmann
Martin Altevogt - Foto Alana V. Gausmann
Pastor Oscar Lehmann - Foto Alana V. Gausmann
Professor Gerson de Souza - Foto Alana V. Gausmann
Regentes de Coral formados de Teutônia - Foto Alana V. Gausmann
Secretário de Cultura e Turismo, Ariberto Magedanz Foto Alana V. Gausmann
Turma de formandos - Foto Alana V. Gausmann
Turma de formandos (2) - Foto Alana V. Gausmann
Turma de formandos(1) - Foto Alana V. Gausmann
Vice-prefeito, Evandro Biondo - Foto Alana V. Gausmann
1 | 1
Ampliar

O curso para Regência de Corais que iniciou no mês de julho deste ano, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), culminou em um belo Concerto de Formatura, que ocorreu no fim da tarde deste domingo, dia 23, às 18 horas, na Igreja Martin Luther do Bairro Languiru, Teutônia.

Seis alunos puderam demonstrar um pouco de seus conhecimentos adquiridos ao reger os colegas no decorrer da solenidade. Ariberto Magedanz, de Teutônia, abriu o espetáculo dos formandos com a música Cio da Terra, seguido por Vivian Strate com a “Canção Ballet”, após foi a vez de Cláudia Thomas Queirós com “Kyrie”, seguida por Leandro Ahlert com “Verlei uns Frieden”, Gustavo Sehnem com “Por Enquanto”, Clóvis Frozza com “Mercedita”, finalizando com os professores Gerson de Souza, com a música “Nel Blu”, e Martin Altevogt, com “Festival das Canções”.

O secretário de Cultura e Turismo de Teutônia e formando do curso, Ariberto Magedanz, abriu a solenidade e parabenizou a todos os colegas pela conquista. Destacou o ineditismo do curso no Estado, e a importância da realização do curso para os musicistas, o qual muito agregou com novos conhecimentos e técnicas diferenciadas de trabalho.

O pastor Oscar Lehmann, representante do Sínodo da IECLB, destacou que “a igreja evangélica tem o canto, em especial o canto coral, como suas ênfases pastorais”. Continuou com a frase de Martin Lutero “o que eu não consigo pregando, eu faço cantando”. “O canto não é só um mero espetáculo, é um processo transformador do ser humano em sua integralidade e um processo transformador da própria vida”, concluiu. O pastor também enfatizou a permanência de todos os integrantes até o final do curso, com nenhuma desistência.

O vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo, relatou o poder de serenidade que o canto coral possui. “Entrei aqui com um estado de espírito e saio com outro totalmente diferente. Esse é o poder da música. Isso não foi só uma formatura, mas um belíssimo espetáculo. É emocionante a forma como organizaram este momento, com os alunos cantando e regendo. Desejo que continuem assim, buscando aperfeiçoamento, conhecimentos, é sempre importante ir em busca do que se quer e melhorar cada vez mais”, observou.

O professor coordenador do curso, Goy Komosinski, explicou que “foi uma oportunidade para a primeira experiência de um curso de Regência Coral, que com certeza foi um grande sucesso”. Goy desejou aos seus alunos que “sejam instrumentos de uma grande transformação do canto coral, por onde quer que estejam”.

O professor do curso, Gerson de Souza, destacou que “não nos colocamos como professores, mas como pessoas que partilharam um pouco de nossa experiência e conhecimento”. Gerson explicou que o fato de o curso ser totalmente gratuito, além do recebimento de material didático e ajuda de custo, foi muito importante para a participação de tantas pessoas, que vieram de cidades distantes. “O espírito de integração e companheirismo foi muito forte durante todo o tempo que estivemos aqui, e não teria como ser diferente, pois o canto coral só existe a partir da harmonia entre as pessoas e suas vozes”, concluiu.

Como foi o curso
As aulas foram realizadas no auditório do Sínodo Vale do Taquari, ao lado do Centro Administrativo de Teutônia, com a participação de 30 musicistas, sob a coordenação do maestro Goy Komosinski, de Caxias do Sul. No curso, os estudantes tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos para reger, ensaiar e dirigir artisticamente grupos vocais de diferentes naturezas e formações.

Nas aulas foram trabalhadas teorias e solfejos, técnica vocal e regência coral. Participaram do curso, realizado às quartas e aos sábados pela manhã, músicos ligados à regência e instrumentos de Teutônia, Estrela, Garibaldi, Westfália, Serafina Corrêa, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Roca Sales, Muçum e Putinga. O curso, inédito no Estado, trata de Arranjos Vocais e Técnica Vocal, ministradas pelo Maestro Gerson de Souza, de Roca Sales, e Prática de Regência Coral, com o Maestro Martin Altevogt, de Teutônia.

O curso teve duração de 200 horas e foi gratuito, com material didático, ajuda de custo para alimentação e certificação federal. Tratando-se de um curso técnico, a formação habilita o concluinte a ingressar na faculdade de música. O curso ocorreu por meio de uma parceria da Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria da Cultura e Turismo, do Sínodo Vale do Taquari (IECLB) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A realização se deu através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 


Autor(a): Assessoria da Prefeitura de Teutônia - Folha Popular p3 25.11.14
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari
Área: Celebração / Nível: Celebração - Música
Área: Missão / Nível: Missão - Formação
ID: 31025
COMUNICAÇÃO
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br