Da Caridade à Diaconia!

4º Fórum Sinodal de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense

19/07/2014

13-Participantes do 4º Fórum Sinodal de Diaconia
1-Recepcionando os participantes
2-Crianças do Coral- Missão Morro do Meio
3-Coral Tributo a Jesus- Missão Morro do Meio
4-Coral das Crianças- Missão Morro do Meio
5-Palavra de abertura do 4º Fórum Sinodal de Diaconia
6-Pastora Rosane trouxe mimos de Vila Velha-ES
7-A Pastora Rosane Pletsch a palestrante do tema
8-Presentes típicos da região da palestrante
9-Hora de agradecer
10-Presente confeccionado pelo Grupo de Diaconia Ágape de Jaraguá
11-Equipe da Organização do Evento
12-Grupo Irmãos pela Fé
1 | 1
Ampliar

Existe diferença entre caridade e diaconia? Esta pergunta estava presente entre os participantes do 4º Fórum Sinodal de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense que aconteceu na Paróquia da Paz, no dia 19 de julho, em Joinville (SC).

A Pastora Dra. Rosane Pletsch assessorou o tema “Da Caridade à Diaconia”. Antes da Reforma, interpretava-se a assistência aos pobres, segundo as Escrituras: “Dar esmolas expia o pecado”. Bispos e teólogos pregavam que Deus poderia ter feito todas as pessoas ricas, mas quis que existissem os pobres no mundo, a fim de que os ricos tivessem uma oportunidade de expiar pecados. Diziam que os pobres carregam os ricos para o céu. Ser pobre era um prêmio de consolação, era uma posição privilegiada e, por isso, não deveria ser alterada - sublinhou Rosane. Como se pode ver, o propósito da caridade não era o de aliviar as dificuldades dos que a recebiam, mas obter méritos diante de Deus. A teologia legitimava a mendicância e valorizava o ato de dar esmolas - afirmou a assessora.

O reformador Martin Luther declarou que “Ninguém deveria pedir esmolas entre os cristãos”. A Reforma Protestante deu impulsos práticos e um novo quadro de referências para se criar um sistema de assistência social centralizado e coordenado pelas mãos públicas. Isso marca o início da modernidade - disse Rosane.

A “caridade” amarra as pessoas, faz com sejam dependentes da misericórdia da sociedade. A Diaconia é um serviço que transforma; que restaura a pessoa integralmente; que luta pela justiça e pela igualdade entre as pessoas; que liberta e devolve a esperança a quem sofre. Sim, a Diaconia é a Igreja pé no chão, ali onde a Palavra e a Ação se tornam uma unidade. Isso mesmo! Tanto a Palavra como a Ação são proclamação do Evangelho - esclareceu Rosane.

O tema do 4º Fórum Sinodal de Diaconia estimulou as participantes e os participantes a refletirem sobre o que é Diaconia. Uma das participantes declarou: “O tema remexeu os nossos conceitos do Servir. A partir de hoje vamos reestruturar o nosso Serviço”. Obrigada Pastora Rosane pelo bom conteúdo do tema.

O 4º Fórum Sinodal de Diaconia contou com a presença do Coral Infantil Tributo a Jesus, da Missão Morro do Meio. As crianças cantaram e emocionaram as pessoas presentes com a suas vozes e expressões. Assim, como o Grupo Irmãos pela Fé que também encantou a todas e todos.
 

COMUNICAÇÃO
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br