Dia da Igreja Norte do Sínodo Paranapanema

25/08/2019

Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoIXV
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoX
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoIX
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoVI
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoVIII
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoI
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoII
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoV
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoIV
Dia da Igreja e despedida P Luiz TemoteoXI
1 | 1
Ampliar

Desejo de novos encontros e de comunhão… Alegria nos reencontros, pois foram muitos e fortes os abraços e os apertos de mão. Bom acolhimento, boas comidas, expressão de carinho, de compromisso, de gratidão. Saudades de Deus, na experiência de Deus presente, Deus conosco, Deus extra-nós!

Foi este o espírito presente no Dia da Igreja da Regional Norte e Oeste do Sínodo Paranapanema, realizado no dia 25.08, em Colônia Riograndense, Paróquia de Assis S/P. Estiveram presentes 240 pessoas. Tudo foi maravilhoso! Tudo foi muito bom! Gratidão a Comunidade que acolheu o Encontro.

O tema “Com o Sermão da Montanha (Não?) se pode fazer política” foi abordado pelo Pastor Dr. Rudolf Von Sinner, professor da PUC Curitiba. Fomos questionados/as sobre a atitude humana de julgar, mesmo sem conhecer; de impor a perspectiva própria, não valorizando e acolhendo a diversidade de opiniões e experiências; de excluir e rejeitar o que difere. Tratamos da violência, das injustiças, da cultura de ódio e morte tão presentes em nosso meio. E fomos confrontados/as com a atitude inclusiva e amorosa de Jesus.

Muito além de buscar a paz, Jesus propõe uma ampla e profunda inversão de valores. Ele pede que amemos até o inimigo; que não revidemos com violência e vingança sob-hipótese alguma. Aprendemos que para mudarmos a sociedade, precisamos, primeiramente, mudar a nós mesmos/as. O Evangelho de Jesus Cristo deve tomar forma em nós, deve nos oferecer os valores com os quais nos situamos no mundo.

A palestra e o culto todo foram muito significativos. Foi feita a despedida do Pastor Luís Temoteo Schwanz, que deixa a Paróquia de Assis e se muda para a Alemanha, para fins de estudos de doutorado. A despedida foi comovente, cheia de amor e desejos de que tudo vá bem ao Pastor Luís. Também teve a instalação do Pastor Elmar Santoro e da Pastora Rosane Pletsch como novos coordenadores da Regional Norte do Paraná e Oeste de São Paulo. Este foi um momento também muito especial, cheio de gratidão.

E, não por último, à tarde, ocorreram muitas apresentações de grupos das paróquias. Foi possível viver um modo de ser igreja contagiante, alegre, criativa e espiritualmente profunda. Aos grupos, a cada pessoa presente, aos/as colegas ministros/as, a Comunidade acolhedora, ao palestrante professor Rudolf, ao presidente do Sínodo Heinz Egon Löwen e ao pastor sinodal e segundo presidente da IECLB, Odair Braun, fica o nosso muito obrigado.

O próximo Dia da Igreja da Regional Norte será realizado em Maringá, PR. Desde já, todos e todas são convidados/as. A Paróquia de Maringá acolherá este encontro com muito esmero e alegria.
 


Autor(a): Pastora Rosane Pletsch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
ID: 53015
COMUNICAÇÃO
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br