Diaconia em Contextos Urbanos é tema de seminário nacional

04/10/2007

1 | 1
Ampliar

 
Inicia-se hoje, dia 4, em São Paulo (SP) e prossegue até o dia 7, o Seminário Nacional de Diaconia em Contextos Urbanos, promovido pela Coordenação de Diaconia da IECLB com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). O encontro reunirá cerca de 100 pessoas, entre representantes dos sínodos da IECLB, de ONGs e de convidados especiais. Além das palestras, haverá relatos de grupos e organizações que trabalham em grandes cidades e visitas a experiências concretas de atividades sociais diferenciadas.

A IECLB tem origem na área rural e muitas de suas comunidades ainda têm dificuldades em transpor o modelo utilizado desde o seu início para o trabalho em centros urbanos. Se historicamente as comunidades luteranas foram se fechando em si mesmas, devido a questões de perseguição religiosa e política, especialmente durante as duas guerras mundiais, na atualidade, pela própria situação social do País (leia-se aumento da violência), a tendência é um maior fechamento, tornando-as menores e menos visíveis.

De acordo com a coordenadora de Diaconia da IECLB, Vera Walber, “estamos nos deparando com um mundo em mudança acelerada. O desafio é como atender estas mudanças e como olhar e trabalhar neste contexto urbano, marcado entre outras coisas pela violência – apenas um dos problemas.”Entre os objetivos específicos do seminário estão o de aprofundar teoricamente o que é Diaconia/Serviço; socializar experiências com grupos sociais urbanos; e sistematizar experiências, buscando definir aspectos metodológicos para o trabalho de Diaconia.No primeiro dia, a palestra de abertura – Dimensão sócio-antropológica da urbanidade fica a cargo do socioeconomista e educador Marcus Arruda, coordenador geral do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), profundamente ligado à proposta de Economia Solidária.

A professora da Escola Superior de Teologia (EST), Adriane Rodolpho, fala em seguida, abordando o mesmo tema. Na seqüência, acontecem relatos de organizações e grupos, entre os quais o do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e Missão aos Marinheiros em Santos (SP).No segundo dia, o tema Dimensão histórico-teológica da Diaconia será apresentado pela professora e vice-reitora da EST, Márcia Paixão, e pelo pastor Hermann Wille, do Instituto Práxis de São Paulo. À tarde, serão realizadas visitas locais ao Movimento dos Catadores, a Rede Rua OCAS (de moradores de rua), ao Programa Comunitário da Reconciliação, entre outros. No terceiro dia, o seminário tratará da Dimensão sócio-política e redes sociais, apresentada pelo secretário municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão de São Leopoldo (RS), Charles Pranke, e pelo secretário executivo da FLD, Silvio Schneider.

À tarde, acontecem oficinas relacionadas ao combate à violência e ao trabalho pela paz, à formação de redes urbanas de solidariedade, a inclusão de pessoas com deficiência, entre outras. O último dia servirá para uma avaliação geral e propostas de continuidade e repercussão do evento.

COMUNICAÇÃO
+
Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br