Diaconia no Norte Catarinense - Ponto de partida da Missão de Deus

08/07/2009

1 | 1
Ampliar

Todos os grupos do Sínodo Norte Catarinense que estão engajados no trabalho diaconal foram carinhosamente convidados a participar do 4° Seminário Sinodal de Diaconia que aconteceu no dia 04 de julho de 2009, no Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul. Das 38 Paróquias que compõem o nosso Sínodo, 16 se fizeram representar e isso foi excelente.

O tema “Diaconia – Ponto de partida da Missão de Deus” foi abordado com clareza e com grande entusiasmo pela Diácona Ingrit Vogt (Secretária da Ação Comunitária da IECLB). Com sua fala ela nos levou a refletir sobre a Comunidade Diaconal que inclui; que convida; que celebra; que fortalece a paz; que liberta e que combate as injustiças que a sociedade produz. Servir a Deus e ao próximo é, portanto, um compromisso cristão. Para Francisco de Assis o ato de diaconar era “pregar o Evangelho sempre e quando necessário, mesmo sem usar palavras”. Eis aí uma constatação bem interessante para ser levada em conta, sempre de novo. “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” – sublinhou a diácona.

Ingrid Vogt ficou encantada com os 64 bons e belos trabalhos diaconais, nos quais os participantes do evento sinodal colocam os seus dons a serviço dentro da Comunidade. “Deu para perceber que o trabalho que vocês fazem, é pouco divulgado. Esta é uma característica dos luteranos. Nós temos um “produto” excelente, mas não sabemos vendê-lo. Nós precisamos aprender a propagar mais o nosso diaconar, as nossas ações, porque o que fazemos é muito, muito bom” – frisou Ingrid.

Conforme as palavras da assessora, a carta de 2 Coríntios 13 nos impulsiona a fazer o bem. Nós sabemos que o papel da Igreja é tirar a pessoa da desesperança para a esperança e que todas as pessoas cristãs têm o compromisso de exercer a Diaconia. E é ela, a Diaconia, que faz a diferença para a pessoa que é assistida; para a pessoa que está doente; para os familiares das pessoas doentes que são visitados por nós. Jesus, o Diácono Maior, nos ensina em João 13.15 que “devemos nos espelhar no seu exemplo para que, como Ele nos fez, façamos nós também”, ou seja: irmos ao encontro do outro servindo-o.

Quase no final do programa a Secretária da Ação Comunitária ainda deixou bem claro: - “A Diaconia também é profética. E, pelo fato de ser profética, ela deveria funcionar como um GPS (Global Positioning System). O Sistema de Posicionamento Global é um aparelho que indica o caminho para o motorista. Quando o condutor de um automóvel erra a sua rota o aparelho apita, denuncia o erro da pessoa que está ao volante. Assim também é a Diaconia. Ela é uma fazedora de caminhos; uma viabilizadora de rotas; uma denunciadora de injustiças...”

Quando o programa terminou ficaram os desafios apontados pela Diácona Ingrit Vogt: Consolidar o Trabalho Diaconal que vêm sendo desenvolvido, em nossas Comunidades. A celebração final promoveu Comunhão com Deus e com os presentes. Saímos fortalecidos na nossa fé e esperançosos em fazer mais e melhor o Serviço Cristão Diaconal lá onde nos encontramos.

Diácona Valmi Ione Becker
Sínodo Norte Catarinense










Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 3403
COMUNICAÇÃO
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br