Dr. Euler Westphal coordena temática em atualização teológica intersinodal em Rodeio 12

07/06/2022

DSC_0010
DSC_0011
DSC_0013
DSC_0019
DSC_0023
IMG_4921
IMG_4922
IMG_4923
IMG_4928
IMG_4933
Sinodais + Dr. Euler Westphal.
1 | 1
Ampliar

A secularização da igreja e a sacralização do mundo: uma leitura a partir de Lutero!” foi o tema da Atualização Teológica dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense. O professor Dr. Euler Renato Westphal, da Faculdade Luterana de Teologia (FLT), conduziu a exposição para mais de 90 ministros e ministras, nos dias 07 e 08 de junho, no Centro de Eventos Rodeio 12.

A partir da centralidade de Jesus Cristo e sua obra redentora, Euler procurou apontar caminhos para a compreensão do papel e dos desafios enfrentados pelo cristianismo na atualidade. Nesta discussão o leque se amplia às ciências em modo geral, desde aquelas que lidam com o cuidado com o meio ambiente, passando pelas ciências tecnológicas e médicas. “Como lidamos, a partir da secularização, com temas como aborto, eugenia, eutanasia, por exemplo?” Segundo o estudo, toda a herança judaico-cristã foi colocada em cheque com o advento do racionalismo do mundo moderno contemporâneo, caracterizado pela dissolução dos absolutos, que passam por temas, até então, indiscutíveis como Deus, família, Igreja, entre outros.

O pastor sinodal Guilherme Lieven, do Vale do Itajaí, pregou no culto de abertura com Santa Ceia. Ele convidou os conferencistas a fazer desta oportunidade um espaço para ressignificar a vocação, fortalecer a comunhão e o seu compromisso ministerial. “A nossa vocação, assim como nossa vida, passa pela cruz. A esperança não decepciona, pois nos faz olhar para frente. Quando Deus nos sustenta, nos dá a sua graça, conhecemos o seu amor e confiamos nas suas promessas, ao ponto de vê-las no horizonte. Assim conseguimos levantar a cabeça diante das adversidades, dos desafios, das contradições”.

Na manhã da quarta-feira, o pastor sinodal Dr. Claudir Burmann, do Norte Catarinense, conduziu a meditação. Ele apontou para os desafios de vocacionar os jovens para o exercício do ministério eclesiástico e destacou a necessidade de sonhar, “construir jardins”.

Cada sínodo ainda teve um momento próprio para discussão de pautas locais. Na terça à noite aconteceu um jantar de confraternização.
 

COMUNICAÇÃO
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br