Encontro de Jovens em Niterói - RJ

25/04/2008

1 | 1
Ampliar

Aconteceu, em Niterói, na Paróquia Esperança, nos dias 20 e 21 de abril o encontro de jovens do Núcleo Rio com o tema “Por uma cultura de Paz”. Iniciamos no domingo, com café da manhã e participação no Culto na Igreja.

Em seguida foi preparado um galeto com a ajuda dos jovens e membros da Comunidade de Niterói. A integração foi acontecendo enquanto se preparavam os pratos, enquanto se arrumava a mesma mesa, enquanto mais gente ia se agregando ao encontro. Pessoas de diferentes idades e que se envolveram na igreja em tempos diferentes. Mas irmãos e irmãs de uma só fé.

À tarde, os trabalhos foram retomados sob a assessoria do Pastor Mozart Noronha, da Paróquia Bom Samaritano, de Ipanema, que tornou possível a apresentação de um documentário: “A Grande Partida: Anos de chumbo”, com a presença do autor do livro homônimo, Francisco Soriano e sua esposa Ivone. O documentário traz depoimentos de pessoas que resistiram à ditadura, que foram presas e torturadas pelo regime militar, mas que mostram esperança e muita certeza da busca por paz. A apresentação do documentário fomentou um agradável debate que se estendeu até durante a partilha do lanche vespertino, em volta de uma grande mesa comum. À noite, Francisco Soriano tocou acordeão e o P. Mozart deu uma “palhinha” com sua gaita de boca. P. Mozart dirigiu uma meditação trazendo palavras de Esperança para a Paz, destacando o dia proveitoso onde, nos diferentes momentos, a paz pôde ser experimentada. Por fim, os assessores receberam os agradecimentos por terem se incorporado e enriquecido o grupo e o encontro.

Algo diferente foi a participação intensa das pessoas do encontro na “oficina de pizzas”, onde, a partir de uma massa comum, as pessoas iam escolhendo sabores, decorando fôrmas e, esperando, à saída do forno, a divisão da tão cheirosa pizza. A alegria de participar da feitura e da partilha foi trazendo maior alegria ao grupo. Gostos, sabores, formas diferentes foram degustadas por pessoas diferentes, mas que têm a mesma fome: não só a fome física, mas a fome de paz, que aconteça de forma integral.

Na segunda pela manhã o tema foi retomado e desenvolvido, de forma dinâmica e interativa, até ao meio dia, sob a orientação do Pastor Edélcio e esposa Paola. Houve alguns encaminhamentos como a sugestão de se fazer uma espécie de bazar, mobilizado pelos jovens, para ajudar algum trabalho diaconal desenvolvido pelo Sínodo. Além disso, cogitou-se organizar uma rifa de cesta junina para viabilizar a participação de jovens nos encontros de jovens Sinodal e no Congresso nacional da Juventude da IECLB.

Ao término do encontro, uma palavra de encerramento, na partilha da Bênção e da mesa do almoço.

Agradecemos às assessorias que não nos cobraram pelo seu trabalho e orientação. Também à Paróquia Esperança por ter nos disponibilizado suas dependências sem custos. Agradecemos a ajuda da Pastora Margarete no planejamento do encontro e de Iracema Ott em sua disposição constante e na orientação às pizzas. Agradecemos às pessoas membros em Niterói pelas ofertas e participações nas oficinas. Às pessoas jovens pelo auxílio geral e, principalmente, pela pré-disposição e participação nas atividades propostas.

P. Edélcio Tonio Tetzner

Pastor da IECLB em Resende - RJ

COMUNICAÇÃO
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br