Encontro do grupo de casais

19/10/2003

O encontro foi coordenado pelos casais: Simone e Rodolfo, Norma e Guilherme. Depois de um momento de apresentação, descontração e meditação o grupo foi convidado para uma reflexão dirigida pelas coordenadoras e coordenadores do encontro. Foi lido o texto casamento (transcrito abaixo) de Mario Quintana; foi contada a história: Tênis e frescobol do livro Retratos de Amor de Rubem Alves; e, finalmente, cada casal recebeu uma folha com 7 grafuras, retratando vários modelos e/ou situações vividas por casais, para a partir delas refletir sobre o seu momento atual de vida conjugal. Após alguns minutos para os encaminhamentos: próximo encontro, planejamento, etc o encontro continuou com uma confraternização. Esta é mais uma atividade comunitária que fortalece os laços entre um segmento significativos dos membros da Paróquia ABCD. 

Casamento
Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?
Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:
- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
Mario Quintana
 

COMUNICAÇÃO
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br