Encontro Sinodal de Ministras ocorreu na Casa Matriz de Diaconisas

Primeiro Encontro Sinodal de Ministras de 2019 teve como tema a "esperança", as vivências no trabalho e na família e apresentação da pesquisa "Conversas pelo caminho"

23/05/2019

O 1º Encontro Sinodal de Ministras de 2019 aconteceu na Casa Matriz de Diaconisas
O encontro reuniu 20 ministras entre pastoras, catequistas,diaconisas e diáconas
O momento inicial contou com hinos e dinâmicas para refletir sobre o tema esperança
Num segundo momento, as ministras se apresentaram e conversaram sobre as suas vivências no trabalho, na família, na comunidade.
Foi um momento fortalecedor, onde cada uma se sentiu amparada por poder compartilhar acontecimentos da sua vida.
Neste momento, ocorreram muitos relatos relacionados com a atual conjuntura brasileira.
As ministras compartilharam sobre suas experiências e vivências
As ministras compartilharam sobre suas experiências e vivências
As ministras compartilharam sobre suas experiências e vivências
A Pa. Márcia Blasi apresentou algumas informações sobre a pesquisa realizada por uma equipe de ministras da EST, intitulada "Conversas pelo caminho"
Esta pesquisa é baseada em um questionário enviado a todas as ministras da IECLB sobre a questão do assédio às ministras em sua atuação.
É preciso de espaço para falar do assunto e buscar formas de apoio às pessoas envolvidas nessa situação. SORORIDADE é fundamental e urgente!
1 | 1
Ampliar

Na manhã do dia 23 de maio, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo, ocorreu o primeiro encontro sinodal de ministras do Sínodo Rio dos Sinos deste ano. Estiverem presentes vinte ministras: catequistas, pastoras, diáconas e diaconisas. O momento inicial contou com hinos e dinâmicas para refletir sobre o tema esperança e a importância do apoio mútuo nas vivências do dia a dia de cada participante, levando ao fortalecimento da atuação das mulheres nos diferentes ambientes onde o trabalho das ministras está presente. O gesto simbólico para expressar esse apoio foi dar as mãos e lembrar que do amor, eu não solto a mão, não solto, não! (frase da música Por quantas vezes?).

Num segundo momento, as ministras se apresentaram e conversaram sobre as suas vivências no trabalho, na família, na comunidade. Foi um momento fortalecedor, onde cada uma se sentiu amparada por poder compartilhar acontecimentos da sua vida. Neste momento, ocorreram muitos relatos relacionados com a atual conjuntura brasileira.

No terceiro momento do encontro, a Pa. Márcia Blasi apresentou algumas informações (dados estatísticos) sobre uma pesquisa realizada por uma equipe de ministras da EST, intitulada “Conversas pelo caminho”. Esta pesquisa é baseada em um questionário enviado a todas as ministras da IECLB sobre a questão do assédio às ministras em sua atuação. O grupo dialogou sobre as informações e concluiu que é importante que a pesquisa seja mais divulgada e que, a partir de agora, se reflita sobre o que fazer em relação a esse tema, principalmente, como ser apoio para quem sofre assédio em diferentes âmbitos da sociedade. Uma sugestão lembrada foi abrir espaços de formação sobre o tema. É preciso de espaço para falar do assunto e buscar formas de apoio às pessoas envolvidas nessa situação. SORORIDADE é fundamental e urgente! O grupo de pesquisa do Programa de Gênero e Religião da EST se coloca à disposição para trabalhar o assunto em diferentes âmbitos da IECLB e para além dela.

A Pa. Carmen Michel Siegle apresentou informações sobre a Convenção Nacional de Ministras e Ministros, que ocorrerá em outubro, em Curitiba. Também trouxe informações sobre a reflexão sobre política de gênero na IECLB.

O encontro encerrou com abraços, palavras de esperança e fortalecimento e o convite para o próximo encontro que será dia 28 de novembro, novamente na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo.


Autor(a): Ministras do Sínodo Rio dos Sinos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação
ID: 51986
COMUNICAÇÃO
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br