Estudo Bíblico 1 - ''Aliadas'' - 2 Reis 4.1-7

Mulheres em Tempos de Coronavírus

29/04/2020

Rede de Mulheres
Pastora Angela Trejo Haager
1 | 1
Ampliar

 

ESTUDO DA BÍBLIA
Pastora Angela Trejo Haager
Igreja Luterana Mexicana

 2 Reis 4.1-7  - ''Aliadas''

O texto bíblico que estudaremos hoje fala sobre uma situação de emergência, uma crise alimentar e uma crise política.
- No centro da história, há uma mulher e filhos que estão em situação vulnerável.
- O sistema econômico falhou a terra não era mais cultivada comunitariamente e não produzia os alimentos necessários para atender às necessidades da população.
- Muitas famílias endividaram-se pedindo empréstimos para sobreviver, mas em pouco tempo não puderam fazer os pagamentos. Quando isso aconteceu, mulheres, meninas e meninos fizeram um trabalho extraordinário, pesado e cruel para, de alguma forma, pagar o empréstimo.

Você consegue imaginar uma situação tão complicada para as mulheres? E era mais difícil quando uma mulher era viúva.
- Mas aqui, querida irmã, temos que identificar outra situação injusta.
- A lei contemplava essas situações de crise econômica e preparava pessoas que poderiam ser prestadoras de solidariedade. Elas emprestavam dinheiro às pessoas mais necessitadas e não cobravam juros e, mesmo que a família não pudesse pagar, perdoavam a dívida e as ajudavam a avançar com sua economia.

Você pode ler no livro de Provérbios 19.17, onde está descrita a intenção de apoiar as necessidades econômicas diante de uma crise na sociedade e na política. Essas pessoas que se dedicavam a emprestar eram chamadas de aliadas do Senhor, porque apoiavam e se uniam às pessoas mais necessitadas.

Por outro lado, havia fornecedores dedicados a obter lucro e geralmente representavam o sistema tributário.
- A mulher viúva nesta história enfrenta um credor do sistema tributário, que não tem compaixão, nem mesmo sabendo que seu marido morreu. Ele ameaça pegar os dois filhos e subjuga-los a escravidão sem remuneração.
- Com essa angústia, a mulher que havia sido casada com um profeta, de acordo com o versículo 1, foi procurar o profeta Eliseu.
- O profeta também não tem os meios financeiros para ajudá-la, mas ele mostra solidariedade e em conjunto pensam em uma solução.

Como você pode imaginar, ela não era a única mulher nessa situação. Você imagina que outras mulheres também procuravam o profeta?
-Na casa da mulher um pequeno jarro de azeite servirá para ajudá-la a enfrentar a crise econômica. Seguindo os conselhos do profeta, a mulher sai para pedir às suas vizinhas, jarros vazios emprestados e depois volta para casa.
-A mulher se tranca em casa com seus filhos, derrama azeite até encher todos os jarros e depois é instruída a vender o azeite. Com esse gesto ela consegue pagar suas dívidas e têm o suficiente para sobreviver por um longo tempo.

PARA REFLETIR:

-Neste momento de crise da saúde, a situação econômica de nossos países está piorando e é provável que as dívidas econômicas se tornem muito maiores e mais profundas. As famílias são afetadas e são as mulheres que carregam um fardo muito pesado para resolver a questão alimentar.
- Mesmo que a tarefa de arrecadar recursos seja dividida entre o casal, encher a mesa com comida é uma tarefa difícil.
-Nós, como mulheres, estamos trancadas em casa para evitar a contaminação com o novo coronavírus. Essa situação nos sobrecarrega e preocupa. Pensamos na situação econômica de nossa família. Por vezes, e de diversas maneiras, somos agredidas em palavras ou ações por membros da família que sentem frustração com toda essa situação.
-A história bíblica que lemos nos ajuda a pensar em maneiras criativas de nos ajudar economicamente?
- Você consegue pensar em trabalhar com sua família ou sua igreja em ajuda solidária para serem aliadas do Senhor? Você se identifica como uma aliada na sua comunidade?
-Como está o sistema econômico da sua cidade? É difícil imaginar toda uma mudança no sistema estrutural. Talvez podemos usar este tempo para pensar em estratégias criativas para sustentar-nos de maneira digna sem fazer dívidas.
-É provável que meninas e meninos estejam sofrendo as consequências de toda essa situação, o que podemos fazer para protegê-los?
Convidamos você a refletir sobre esse assunto em sua casa ou na rede de mulheres da sua igreja.
 


Autor(a): Angela Trejo Haager
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Bíblia
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação Cristã / Organismo: Federação Luterana Mundial - FLM
Testamento: Antigo / Livro: Reis II / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 56349
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br