EWN Summer School on Water

06/09/2008


(Rede Ecumênica de Água – Escola de Verão sobre Água)


Preservar a água e fazer com que todos tenham acesso a ela são um dos maiores desafios do século XXI. Entre os dias 27 de julho a 5 de agosto, 22 jovens estiveram reunidos no Instituto Ecumênico em Bossey (Genebra – Suíça), na realização da primeira Escola de Verão sobre Água. Representantes da Alemanha, África do Sul, Armênia, Austrália, Brasil, Canadá, Egito, Estados Unidos, Etiópia, Honduras, Índia, Lesoto, Malaui, Nigéria, Polônia, Ruanda, Síria, Suécia e Uganda trouxeram informações sobre a questão da água na sua região, fazendo com que todos tivessem uma noção básica do que acontece em seu respectivo país.

Durante a semana, os participantes tiveram a oportunidade de estudar as causas locais, regionais e internacionais da crise global da água. Todos analisaram a situação e os desafios através de uma perspectiva que unia fé e ética, e procuraram juntos por resultados possíveis em âmbito ecumênico.

Foram desenvolvidos inúmeros trabalhos durante a semana, entre eles estudos bíblicos, palestras, passeios, dinâmicas e uma encantadora “Noite Cultural”, onde cada participante teve a oportunidade de mostrar uma pouco da sua cultura regional.

As lembranças dos momentos vividos estão guardadas em nossa mente, coração e, numa imensidão de fotos tiradas por todos. Ao momento em que escrevo este texto, vem a tona sorrisos, abraços, risadas, canções, orações, discussões, brincadeiras, olhares que experimentamos durante esses dias. Sem dúvida, é difícil expor em palavras tudo que foi vivido, mas o que realmente posso dizer é que foi ... inesquecível.

Saímos de lá com uma certeza: precisamos mudar. Mudar dá trabalho, cansa, tira o sossego e assusta. Mas na verdade, mudar implica em evoluir, melhorar. Toda mudança exige movimento e isso é VIDA! A vida não é estagnada, parada. Tudo está em movimento o tempo todo. Então, por que assistir de camarote a água correr da torneira e, nem sequer pensar em fechá-la? Você tem que acreditar que a sua atitude vai fazer a diferença, ao invés de desistir. Certamente essa atitude resultará em boas coisas. Pense nisso! Faça a sua parte! Você e as gerações futuras serão gratos.

 

 

Débora Ludwig

Acesse EWN SUMMER SCHOOL ON WATER BLOG!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


Autor(a): Paróquia São Paulo - Centro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: São Paulo - Centro (SP)
ID: 3874
COMUNICAÇÃO
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br