Felicidade no retorno para casa

Irmãos são desacolhidos do Lar do Menino e vão morar com a irmã, em São Paulo

22/01/2015

Dois irmãos da Casa de Acolhimento Lar do Menino foram reintegrados a sua família e retornaram para casa no dia 30 de dezembro, em Santa Barbara do Oeste, São Paulo, para morar com a irmã. Os adolescentes Mateus e Anderson dos Santos Mendonça foram transferidos do Abrigo João e Maria em março de 2010 para o Lar do Menino.

O diretor da unidade, Otávio da Silva Alves, esclareceu que no decorrer deste período foram feitas muitas tentativas de aproximação com família dos jovens. “Primeiro com a irmã Lucia dos Santos Soares que morava em Novo Hamburgo. Mas ela se mudou para o Paraná e por motivos de saúde não ocorreu a aproximação. A filha de Lucia, Michele dos Santos Soares permaneceu em Novo Hamburgo, onde os meninos faziam visitas, porém mais tarde ela também foi embora para o Paraná”. Ele explicou que mesmo distante Lucia manifestava desejo em obter a guarda dos irmãos. Desta forma, a equipe da casa de acolhimento solicitou um estudo social judicial para ver a possibilidade dos jovens irem morar no Paraná. “Devido ao estado de saúde debilitado de Lucia, o estudo social negou a possibilidade de Lucia assumir os irmãos”. Otávio contou que em 2014, a outra irmã dos adolescentes, Denise dos Santos Soares, de Santa Barbara do Oeste (SP), demonstrou interesse em assumir a guarda dos irmãos. Além disso, Anderson e Mateus comentavam muitas vezes sobre o desejo de voltar a conviver com a família.

Uma audiência do Juizado da Infância e da Juventude (JIJ) e Ministério Público (MP) realizada no Lar do Menino, em setembro do ano passado determinou a solicitação de um estudo social para transferência dos adolescentes para Santa Barbara do Oeste, para ficar com a irmã. “Após o conselho contatar Denise e avaliar que teria condições de assumir os irmãos, a equipe técnica da unidade da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial - Abefi indicou ao JIJ o desacolhimento dos menores em favor da irmã”, enfatizou.

A notícia do retorno para casa da família dos adolescentes foi recebida com muita alegria. Para comemorar este momento, funcionários e acolhidos da unidade organizaram uma confraternização de despedida da instituição aos irmãos, no dia 29 de dezembro. “A viagem foi tranquila, embora os jovens estivessem voando pela primeira vez, cheios de sonhos e expectativas. No último contato realizado com a entidade, Anderson relatou que passaram o ano novo maravilhoso com a família, que irá trabalhar em um mercado próximo a sua nova residência e que está estudando à noite. Anderson acrescentou ainda que seu irmão estava muito bem e iria estudar durante o dia”. Otávio confessou que a confraternização encerrou com chave de ouro os trabalhos da unidade. “Trabalhamos para reinserir estes jovens na sociedade. Todos ficaram muitos felizes com o desacolhimento, porque sabem o grande esforço que fizemos para que isso ocorresse. Isso nós motiva para acreditar que nosso trabalho está no caminho certo”, salientou.

Mais informações pelo telefone 3586.2712.

Na foto: Anderson (E), Otávio (M) e Mateus (D), na despedida rumo a SP

Fonte: ABEFI


 

COMUNICAÇÃO
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br