Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento - Amós 4.13

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

26/02/2021

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Eder Weber, pastor da IECLB na Comunidade Bom Pastor de Curitiba.

A palavra de Deus nos diz em Amós 4.13: “Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento. Ele revela os seus planos aos seres humanos. Ele faz o dia virar noite e anda por cima das montanhas. Este é o seu nome: o Senhor, O Deus Todo Poderoso”.

O tema desta mensagem é ‘Oração e Diálogo’. Quantas vezes não nos perguntamos porque Deus demora tanto a nos responder? Ou ainda ‘de que adianta orar se Deus nem sempre responde às nossas preces da maneira que gostaríamos?’

O ato de orar demonstra muito mais do que ter fé de que Deus nos escuta; orar requer também a coragem de aceitar que Deus nem sempre nos responde como gostaríamos - e ter a capacidade de conviver com esta resposta de Deus.

O verso de Amós que nos serve de base traz duas figuras interessantes: montanhas e ventos. As montanhas representam sempre um grande desafio em nossa vida. Certamente seria bem mais fácil uma jornada por um caminho plano e reto, mas enfrentar as montanhas que aparecem são definitivamente uma parte do nosso viver.

Da mesma forma, os ventos, incontroláveis por sua própria natureza, podem significar um tempo difícil e desafiador que, cedo ou tarde, teremos de enfrentar.

Amós, contudo, não usa estas figuras para apresentar um Deus que quer complicar a nossa vida, mas como forma de demonstrar sua força, capacidade e poderio. Olhando pelo lado positivo, pense na vista majestosa que um topo de montanha oferece. A subida pode demandar esforço, mas o prêmio de chegar lá é poder perceber a grandeza e a beleza desse nosso mundo de Deus. Da mesma forma, um velejador experiente não reclama do vento, mas ajusta suas velas para aproveitá-lo ao máximo.

Amados irmãos e irmãs, a oração não demanda um esforço físico tão grande, mas ela pede por uma fé que reconheça que os planos - e as respostas - de Deus são perfeitos para a nossa vida.

Nesse espírito, te convido a orar : Senhor Deus, em meio aos desafios do cotidiano, permita-nos ver a tua face a nos chamar e a tua mão a nos guiar. Que reconheçamos a tua grandeza, para que tua vontade seja feita em nossa vida. Amém!

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Cristo é a nossa Paz e o lema Fraternidade e diálogo: um compromisso de amor. 


Autor(a): Eder Weber
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Antigo / Livro: Amós / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61716
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br