Folha Distrital: apenas onze edições ao todo

A PEQUENA IMPRENSA

01/08/1988

Folha Distrital: apenas onze edições ao todo

Quando se fala de imprensa nanica — ou pequena imprensa — na IECLB, lembra-se sempre das várias iniciativas de distritos, regiões, paróquias, comunidades e movimentos dentro da Igreja que tentaram traduzir suas experiências para informativos internos ou até para toda a IECLB. E foi com a intenção de abrir a possibilidade de formar certa base comum de reflexão e diálogo num Distrito Eclesiástico, conforme conta o pastor Heinz Wartchow, hoje em Sapiranga (RS), que surgiu a Folha Distrital, no ex-grande Distrito Santa Rosa, na Região 3.

Era um periódico humilde, mas de intenções valiosas, conta Wartchow, acrescentando que pensando nas distâncias, na precariedade das estradas e telefonia, e que tudo isso impedia os encontros e contatos regulares entre as pessoas de interesses comuns, entende-se a importância da Folha Distrital como meio de comunicação entre pastores e familiares das comunidades daqueles tempos.

11 EDIÇÕES

A distância, um dos motivadores da criação da Folha Distrital, também foi um dos motivos do seu fim, em 1973, com 11 números editados. A falta de pessoas que assumissem a tarefa de elaborá-la e editá-la, como, também, a dificuldade em conseguir verbas, segundo conta o pastor Wartchow, foram os motivos principais para a extinção da Folha Distrital. Além disso, a transformação do Distrito Santa Rosa em três teria sido o terceiro motivo.

O estacionamento dentro das programações tradicionais e pouco flexíveis como, também, o individualismo por parte dos obreiro: das comunidades sempre foi e será uma das causas para desmotivar pessoas a encabeçarem empreendimento; deste gênero, avalia Heinz Wartchow. Para ele, estas iniciativas são barradas pelos métodos usados nas tentativas de edificar Comunidades.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa 
 

HISTÓRIA
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br