Fundação Luterana de Diaconia recebe projetos até o final de março

18/03/2009

O prazo para encaminhamento de projetos para a reunião da Comissão de Avaliação de Projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) vai até o dia 31 de março de 2009. Uma sugestão de roteiro para elaboração de projetos está publicada no site www.fld.com.br ou pode ser solicitado junto a FLD.

Os projetos devem ser entregues por meio eletrônico – repassados via email ou via cd. A Fundação tem sede em Porto Alegre e apóia projetos em todo o território nacional.

Fundação Luterana de Diaconia
Rua Dr. Flores, 62, sala 901
Porto Alegre – RS
CEP 90020-120
Fone: 51 3225 9066
fld@fld.com.br

O Fundo de Projetos da FLD atende quatro áreas prioritárias: (1) Educação Popular; (2) Geração de Trabalho e Renda; (3) Agricultura Familiar e Ecologia; e (4) Saúde Comunitária. Em todas as áreas são considerados como temas transversais a promoção de igualdade de gênero, superação do racismo e da violência. O contexto de atuação da FLD tem como pano de fundo os desafios da campanha da Década para Superação da Violência, 2001-2010, desencadeada pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), na sua 8ª Assembléia Geral, em Harare, África, e avaliada em 2006 em Porto Alegre, por ocasião da sua 9ª Assembléia Geral.

1. Educação Popular com ênfase em Juventude
Objetivo geral
Apoiar e acompanhar projetos que tematizem questões relacionadas à juventude e à infância, incentivando experiências de trabalho “com” e “de” jovens e a formação de redes juvenis que atuem tanto na formulação como nos modos de operacionalizar políticas públicas.

No triênio 2008-2010 a FLD priorizará apoio a projetos voltados para experiências nas linhas de atuação em:
• formação e qualificação de educadores populares;
• metodologias de trabalho sócio-educacional;
• tecnologias e linguagens alternativas;
• comunicação popular;
• inclusão digital;
• trabalhos com meninos e meninas de rua;
• iniciativas de cultura e arte popular, esportes, atividades lúdicas e de lazer comunitários.

O apoio atende prioritariamente:
• Formação e Capacitação: formação para o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil visando o enfrentamento das desigualdades de ordens distintas - sociais, políticas, econômicas, comunicacionais, culturais, etc.
• Apoio à criação e o desenvolvimento de metodologias transdiciplinares: apoiar as iniciativas de grupos de jovens e redes sociais no desenvolvimento de linguagens, métodos e tecnologias de intervenção em contextos periféricos (que potencializem conexões entre diferentes áreas do conhecimento, em especial, educação, comunicação, cultura popular e múltiplas dimensões da violência);
• Redes juvenis e troca de experiências: apoio a grupos juvenis e organizações que atuam com jovens que desenvolvam processos sócio-educativos, comunicacionais e produções culturais;
• Incidência em Políticas Públicas e Mobilização: apoio para mobilizações e encontros de jovens, grupos e redes que atuam com esses atores sociais na perspectiva do protagonismo a partir da análise e elaboração de políticas públicas.

2. Geração de Trabalho e Renda
Objetivo geral
Contribuir para a garantia do direito a trabalho e renda através de apoio e acompanhamento a iniciativas comunitárias e de projetos de desenvolvimento sustentável, visando à inclusão social, a incidência em políticas públicas e a redução de desigualdades sociais.

O apoio é prioritariamente para:
• Formação e Capacitação: formação para o fortalecimento das iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda em áreas como gestão democrática e capacitação profissional;
• Apoio à produção e comercialização e a Redes: apoio a iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda voltados à produção e comercialização, principalmente a redes que compartilham processos de produção e/ou de comercialização;
• Articulação, Mobilização e Incidência em Políticas Públicas: apoio para mobilizações e encontros de empreendimentos econômicos solidários e atividades de reflexão e elaboração de políticas públicas.

O público prioritário de projetos de geração de trabalho e renda é:
• Mulheres, Jovens e Catadores de Materiais Recicláveis

3. Agricultura Familiar e Ecologia
Objetivo geral
Apoiar programas e projetos na área de agricultura familiar e meio ambiente visando o desenvolvimento rural integral e sustentável, apoiando o protagonismo dos agricultores nos princípios da agroecologia, do etnodesenvolvimento e cooperação que propicie vida saudável e realização social e econômica.

A questão da terra deve ser compreendida a partir do tripé “questão agrária”, “questão ambiental” e “questões étnicas”.

4. Saúde Comunitária
Objetivo geral
Apoiar projetos na área de saúde, que promovam sensibilização, educação e prevenção com relação à DST e HIV/AIDS. Projetos com o enfoque comunitário na saúde integral e aqueles que têm presente na sua missão e metas temáticas relacionadas à DST e HIV/AIDS.

Questões gerais sobre a Fundação Luterana de Diaconia
O que é um projeto?
Um projeto é uma intervenção planejada no tempo e no espaço, em uma determinada comunidade, visando fazer uma diferença para melhor na vida das pessoas que nela vivem.

Quem pode apresentar projetos?
• Os projetos devem ser elaborados por grupos, associações ou cooperativas com registro de pessoa jurídica próprio. Não são considerados projetos apresentados por pessoas físicas ou órgãos governamentais.
• O público a que se destinam os programas e projetos sempre é prioritário e sua participação deve ser considerada nas decisões de planejamento, monitoramento e avaliação dos mesmos.

Objetivos da FLD no triênio 2008-2010
Contribuir para o fortalecimento da sociedade civil e o protagonismo das pessoas e suas comunidades, através de apoio, acompanhamento e avaliação de projetos, programas de formação, sistematização de metodologias e tecnologias sociais e incidência em políticas públicas visando à melhoria de qualidade de vida, o exercício da cidadania e a concretização da justiça social.

Metodologia da FLD
A metodologia da FLD se encontra especificada nas áreas temáticas. Todos os programas e projetos devem promover a igualdade de gênero e o protagonismo e o combate ao racismo e à violência.
O método de trabalho da FLD está baseado em:
• Acompanhamento individual aos projetos (PMA)
• Acompanhamento coletivo e avaliação de projetos (PMA)
• Apoio focado em Processos e Redes Temáticas
• Formação e Capacitação
• Articulação e Incidência em Políticas Públicas

Susanne Buchweitz
Jornalista (Reg. Prof. 5788)
51 9107 2511


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 2550
COMUNICAÇÃO
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br