Grupo Esperança Campo Grande encerra atividades

Gratidão e Esperança - 35 anos atendendo mulheres e crianças na Vila Campo Grande

27/11/2013

1DSC01065
13110003
DSC01071
DSC01080
DSC01087
1 | 1
Ampliar

As primeiras atividades do Grupo Esperança, que na época era chamado de Serviço Social Campo Grande datam no ano 1978. Mulheres ligadas a comunidade de Santo Amaro começavam a atender no espaço reduzido da Capela de Cristo de então, mulheres e crianças de baixa renda vindas na sua maioria da favela Campo Grande próxima. O trabalho acontecia de forma voluntária todas as quartas-feiras e isto de forma ininterrupta até o ultimo dia 27 de novembro. foram 35 anos de trabalhos manuais, costura, alfabetização, reforço escolar, e aulas de informática - entre outros. Mas mais importante do que o conhecimento transmitido foi sempre a convivência e o diálogo das mulhres vindas de origens tão diferentes. Não raras vezes invertiam-se os papeis. Quem veio para ensinar acabou aprendendo e vice-versa. Foi um crescimento e amadurecimento mútuo. Mais uma característica do grupo foi a de prestar ajuda de fato em diversas situações com alimentação e auxílios diversos.

Com o passar dos anos a presença deste grupo foi muito importante na construção do prédio do Centro Comunitário. Estava comprovada a necessidade de ampliação concluída em 1998. Desde aquela data o grupo usou então todas as salas nas quartas-feiras. Foram mais 15 anos de atividades nas novas instalações. Em todo este tempo ficou cada vez mais claro que para este estilo de trabalho voluntário era difícil renovar o grupo das voluntárias. Muito compromisso para nossos tempos pós-modernos... As voluntárias foram avançando na idade que no fim grande parte alcançou os setenta anos de idade continuando firme com as atividades. Mas também as participantes envelheçeram. A pobreza na redondeza da Capela de Cristo diminuiu nestes 35 anos, o que não quer dizer que os problemas sociais terminaram, mas sim que as demandas ficaram mais especializadas e difíceis de serem atendidas de forma tão genérica.

Desta forma firmou-se a impressão que um ciclo chegou ao seu fim e no dia 27 de novembro aconteceu então o último Encerramento de Natal onde todas, colaboradoras e participantes foram despedidas para a merecida aposentadoria. Mais uma vez cantamos, ouvimos histórias, rimos e comemos. E também foram derramadas algumas lágrimas. Todas disseram que este dia havia chegado rápido demais.

Nos da Capela de Cristo e do Centro Social Sal da Terra somos tristes que o trabalha não pode mais continuar. Mas ao mesmo tempo somos muito gratos pelo muitos anos de atividades do grupo que iniciou nosso engajamento social na Vila Campo Grande!

De fato não tem como continuar o mesmo trabalho. O tempo mudou e não tem como substituir as pessoas muito especiais. É compreensível que não dá para continuar simplesmente.

Mas é bom saber que tudo isto acontece na moldura maior do Centro Social que contina a pleno vapor e está aberto para todas as pessoas do Grupo Esperança. Temos nosso cursos de língua, informática, música, o grupo da 3ª idade, alfabetização de adultos, a Oficina de Paramentos e a partir de 2014, a mais nova atividade, o Programa de Trabalho Educativo (PTE) para Jovens a partir de 14 anos.

Desta forma podemos dizer nosso muito obrigado ao Grupo Esperança que lançou uma semente que ao longo dos anos deu muito fruto e contua dando!

COMUNICAÇÃO
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br