Hamburgo Velho recebe homenagem pelos 175 anos

20/08/2007

1 | 1
Ampliar

 “Congratulo a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho, no marco dos 175 anos, por sua ininterrupta atuação local e sua inserção participativa no município”, disse o Pastor Presidente da IECLB, Walter Altmann, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Novo Hamburgo (RS), no dia 16 de agosto. “Seu trabalho em contribuir para o bem comum e para manter acesa a chama da esperança por um mundo melhor sempre foi de fundamental importância. Ao propagar a fé, a comunidade contribui decisivamente para a qualidade de vida em seu meio, pois aponta para valores mais altos, valores decisivos e definitivos, sem se deixar seduzir por valores menores que colocam a posse de bens acima da dignidade humana, o interesse individual acima da solidariedade comunitária”, confirmou o Pastor Presidente, durante o seu pronunciamento.

Ao relembrar os tempos passados, Altmann também parabenizou a Câmara Municipal, que sabe prestigiar as raízes históricas, os valores culturais e espirituais legados pelo bairro mais antigo, na homenagem especial dirigida à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho. “Esta comunidade e o seu templo construído em um ponto alto da cidade são referência, e não apenas visual”, disse Altmann.

“Tanto a cidade de Novo Hamburgo como nós, da IECLB, temos motivo para, sempre de novo, voltar a atenção a este bairro. Menciono o compromisso com a cultura e a educação escolar promovida pelos imigrantes, desde 1832, com a fundação da comunidade e da sua escola, a Fundação Evangélica e o Pindorama, hoje Instituição Evangélica de Novo Hamburgo.

”O Pastor Presidente reforçou o compromisso da comunidade com a missão cristã, com a ética e a vivência responsável na sociedade, no âmbito local e nacional. “Estivemos em Hamburgo Velho no ano de 2000, participando da celebração dos 90 anos da Obra Gustavo Adolfo (OGA). A OGA, uma entidade supra-paroquial, promove o auxílio mútuo entre as comunidades evangélicas dispersas pelo Brasil e foi fundada aqui em Hamburgo Velho (1910).” Altmann também relembrou a extraordinária contribuição da comunidade por meio do Pastor Wilhelm Pommer, à constituição e desenvolvimento da formação teológica dos pastores da IECLB.

“Ainda, fomos acolhidos pela Comunidade de Hamburgo Velho no Pentecostes de 2001, Dia da Missão, quando foi assinada a renovação do convênio com a Igreja Evangélico-Luterana na Baviera”, lembrou. A IECLB mantém laços estreitos com instituições daquela igreja alemã desde o século XIX. “Assim, a IECLB se regozija em estar presente neste momento em que a população de Novo Hamburgo, através de sua casa representativa, homenageia esta Comunidade pelos seus 175 anos”, finalizou.A sessão solene foi proposta pelo vereador Gerson Peteffi.

Entre as diversas pessoas presentes ao evento estavam o Presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, vereador Ito Luciano, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Enos Heidemann, o Presidente do sínodo, Ingo Ronald Brust, o Pastor local Yedo Brandenburg, o Vice-Presidente da Comunidade, Hilmar Kannenberg, além de vereadores e membros da comunidade homenageada. Os corais da comunidade e da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), junto com a Orquestra Infanto-Juvenil, apresentaram-se na ocasião e abrilhantaram o evento.Veja abaixo algumas fotos do evento:
 

COMUNICAÇÃO
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br