História e experiências da parceria: convivência entre o Sínodo Neustadt-Wunstorf/EKD e o Sínodo Uruguai/IECLB

21/07/2010

1 | 1
Ampliar


O ano de 2010 marca os 20 anos de Partnerschaft/convivência entre o Sínodo Neustadt-Wunstorf/da Igreja Evangélica da Alemanha e o Sínodo Uruguai/ da Igreja Evangélica de Confissao Luterana no Brasil.

Entre os frutos deste tempo de convivência está a realização  do curso de teologia „Sich verwurzeln – Glauben heute“, destinado a pessoas que querem saber mais sobre fé cristã,  Igreja, comunidade e teologia, sendo este inspirado no Curso de Teologia Popular do Sínodo Uruguai. No quarto módulo, que será realizada em agosto/2010, iremos apresentar a história, a  estrutura e a vida comunitária da IECLB.

Além do curso de teologia, estamos escrevendo, em conjunto com um grupo de pessoas tanto aqui do Sínodo como do Sínodo Uruguai, um pouco da história destes 20 anos de convivência. Este trabalho da crônica histórica deverá estar concluído até outubro deste ano. Os trabalhos de parceria iniciaram em 1989, com cartas, e no ano de 1990 realizou-se a primeira visita de um grupo de alemães ao Sínodo Uruguai. Teologicamente, a parceria foi fundamentada na imagem do corpo do Apostólo Paulo a partir do texto de 1 Co 12.12ss „Somos um só corpo...com muitos membros...“. Um outro fato importante é que muitos cristãos e cristãs na Alemanha, neste período histórico, estavam integrados com o movimento de „Justiça, paz e integridade da criação“, lançado na Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas em Vancouver/Canadá, em 1983. Esta temática foi muito discutida em congressos nas décadas de 1980 a 1990 na Igreja, sendo um chamado em prol da vida com abudância.

Em 1991 aconteceu a primeira visita de um grupo de brasileiros do então Distrito Eclesiástico Uruguai para o então Sínodo Neustadt am Rübenberg. Assim as visitas foram se intercalando de dois em dois anos. No início da parceria, conhecido como convivência no âmbito do Sínod Uruguai, houve um acento muito grande na ajuda material e financeira  aos projetos sociais do então Distrito Eclesiástico Uruguai. Atualmente, o Sínodo Neustadt-Wunstorf apoia financeiramente o Curso de Teologia Popular (CTP) do Sínodo Uruguai.

Este ano, em abril, aconteceu a visita da 1a. delegação jovem do Sínodo Neustadt-Wunstorf ao Brasil: 16 jovens, um diácono e uma diácona. Em maio deste ano o Sínodo Neustadt-Wunstorf recebeu a 5a. delegação do Sínodo Uruguai. Destacamos três pontos do extenso programa desenvolvido: Participação no 2° Dia da Igreja Ecumênico em Munique, 4 Noites Brasileira e Indiana e a visita à cidade histórica de Lutero – Wittenberg.

Foi a primeira vez, que o Sínodo Neustadt-Wunstorf, recebeu no mesmo período os dois grupos  com os quais mantém uma parceria: cristãos e cristãs do Sínodo Uruguai e da Igreja Evangélica Luterana  de Coimbatore Tamil Nadu – India.
As noites brasileira-indiana se realizaram com a apresentação dos delegados e delegadas,  dos trabalhos comunitários (IELCB-Sínodo Uruguai e TELC – Talmil Nadu – India), dos seus contextos e encerrando sempre com comidas típicas de cada lugar. O grupo do Sínodo Uruguai trouxe junto pinhão, rapadura, amendoim, caipirinha e chimarrão, enquanto que o grupo de Tamilnadu apresentou diferentes tipos de arroz e salada. Os encontros foram marcados por hinos, cantos,orações,  leituras bíblicas, comunhão e pela diversidade entre os cristãos e as cristãs de três continentes: Europa, América do Sul e Índia. A última noite em conjunto encerrou com a celebração da Santa Ceia, celebrada em português, alemão e tâmiles. Ouvir hinos luteranos e as palavras da instituição da Ceia do Senhor em tâmil foi uma experiência de espiritualidade muito profunda, mostrando  a riqueza de nossa tradição e história luterana em sua diversidade, comprometida com a vida em abundância.

O culto festivo dos 20 anos de parceria realizou-se no domingo, 30 de maio de 2010, na  comunidade St. Johannnes em Wunstorf, com a presença de muitas pessoas, pastores, mulheres e homens que iniciaram o trabalho da parceria com o Brasil e muitas pessoas engajadas, atualmente,  na continuidade dos trabalhos, bem como visitantes de outras comunidades e  instituições que mantém parcerias com comunidades e paróquias da IECLB.

Pa. Dra. Claudete Beise Ulrich e P. Carlos Luiz Ulrich
(pastora e pastor dentro do programa missão global da IECLB - atuantes no Kirchenkreis Neustadt-Wunstorf – Landeskirche Hannover)


Dia 11 de maio de 2010: Recepção pelo P. Sup. Michael Hagen (centro)
e membros da parceria do Sínodo Neustadt-Wunstorf
das delegações do Sínodo Uruguai/IECLB e da T.E.L.C – Coimbatore/Tamil Nadu/Índia
no Salão da comunidade da Liebfrauenkirche Neustadt am Rübenberge.


Integrantes da 5. Delegação Sínodo Uruguai/IELCB junto ao Monumento de Katharina von Bora: sentados da direita para esquerda: Neusa Assmann, P. Jairo Rivelino Ebeling, Darci Lermen , de pé da esquerda para direita: Silmar Hemp,Lelia Sachs Horts, Lorene Grade Witter, Hilario Muller, Erno José Straher, P. Jair Luiz Holzschuh, Manfredo Artur Salfner – presidente conselho sinodal – Sínodo Uruguai.


5.Delegacao do Sínodo Uruguai com participantes da Parceria Neustadt-Wunstorf em frente à Igreja do Castelo de Wittenberg, onde Lutero afixou as 95 teses.
 


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
ID: 3118
COMUNICAÇÃO
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br