Hospitalidade Eucarística - Apresentação

Subsídios elaborados pelo Seminário Bilateral Misto Católico Romano-Evangélico Luterano

15/12/1999

APRESENTAÇÃO

Promover o ecumenismo implica arrepender-se do pecado da separação e converter-se ao Senhor da unidade. Isso ficou muito claro neste seminário de estudos que, ao colocar na agenda a hospitalidade eucarística, ou seja, a acolhida mútua à Mesa do Senhor, mergulhou no sacramento dos sacramentos.

Prudência dos organismos institucionais, diálogos bilaterais e, estudos teológicos como os que temos em mãos são necessários. Mas não menos importante é sua divulgação e recepção nas comunidades. Pois a unidade da Igreja deve tornar-se visível localmente, na comunidade que celebra a eucaristia. A partir da experiência comum do mistério unificador da morte e ressurreição do Senhor, devem acontecer os gestos práticos, litúrgicos e proféticos, que abrem caminhos para uma crescente unidade. 

Por isso, a hospitalidade eucarística constitui um passo fundamental, muito importante para desdobrar a vivência ecumênica em outras áreas e iniciativas relacionadas com as necessidades básicas da pessoa humana. O pão nosso de cada dia, o perdão da culpa, a cura e a acolhida fraterna são tais necessidades básicas ecumênicas, indispensáveis para a justiça e o bem-estar. E verdadeiramente ecumênica é a misericórdia com que Deus se compadece de suas criaturas, em Jesus Cristo. (A propósito, leia-se a interessante Reflexão ecumênica sobre os dez leprosos, Lucas 17.11-19.) 

Espero que os consensos bilaterais testemunhados nesta e em outras publicações sejam recebidos pelas comunidades como talento comum da fé. Mesmo contando com um longo processo de conversão de mentalidades, condicionados que fomos por dissensões seculares, creio que justamente a hospitalidade eucarística poderá tornar-se uma experiência catalisadora de convergências que enriquecerão a caminhada ecumênica no terceiro milênio cristão. Rogo a Deus que estes estudos, sob o sopro do Espírito Santo, ajudem a superar as divergências que devem ser superadas, e a aceitar as diferenças que são legítimas encarnações do único evangelho de Cristo. 

HUBERTO KIRCHHEIM

Pastor-Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil 

Porto Alegre, dezembro de 1999

Veja mais:

Hospitalidade Eucarística

Apresentação – Huberto Kirchheim

Palavras de Apresentação – Dom Ivo Lorscheiter

Hospitalidade eucarística - Declaração de um seminário bilateral — IECLB-CNBB

Hospitalidade eucarística - Silfredo Bernardo Dalferth

Lucas 17.11-19 — Uma reflexão ecumênica - Gottfried Brakemeier

Admissão Mútua à Ceia do Senhor - Joseph Hoffmann, Wenzel Lohff e Harding Meyer

Eucaristia e unidade eclesial - Juan A. Ruiz de Gopegui, SJ


 


Autor(a): Huberto Kirchheim
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Hospitalidade Eucarística / Editora: EDIPUCRS / Ano: 2000
Natureza do Texto: Artigo
ID: 20474
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br