IECLB e Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU) de Curitiba firmam Contrato de Comodato

12/05/2007

CELU1
CELU2
CELU3
1 | 1
Ampliar

 

Em cerimônia pública comemorativa aos 37 anos de existência da Casa do Estudante Luterano Universitário de Curitiba foi assinado, no último dia 12 de maio, o termo de Comodato entre a IECLB e a CELU para continuidade do uso do prédio da IECLB pela Associação CELU.

A Casa do Estudante Luterano Universitário, CELU, inaugurada em 28 de fevereiro de 1970, surgiu de um ideal missionário do então Pastor Richard Wangen e um grupo de cristãos evangélico-luteranos. A visão era de criar um local que pudesse acolher jovens estudantes universitários que viessem a Curitiba para fazer um curso superior, proporcionando a eles um ambiente sadio, humano, cristão e com condições de estudo. Com a generosa doação do terreno, onde se situa hoje a Casa, pela família Hebert Kaehler e o apoio financeiro da “Evangelische Zentralstelle für Entwicklungshilfe E.V. (Central Evangélica de Auxílio para o Desenvolvimento) e “Brot für die Welt” (Pão para o Mundo) ambas da Alemanha, a Casa se tornou realidade e, há 37, serve a estes objetivos.

Por força de adequação dos Estatutos da CELU ao atual Código Civil Brasileiro e a necessidade de não mais vinculação da Associação CELU à IECLB foi necessário que também a questão da continuidade do uso do prédio fosse legalizada. Deste modo, após um longo período de conversações, por mediação do Sínodo Paranapanema, na pessoa do então P. Sinodal Werner Brunken, o processo se delineou.

O comodato foi firmado para um período inicial de 15 anos, podendo após este tempo, passar a ser por prazo indeterminado. Tudo dependerá da continuidade do cumprimento das principais condições e objetivos firmados, quais sejam:

I – proporcionar moradia de qualidade destinada exclusivamente a estudantes universitários, com prioridade para carentes;
II – promover o desenvolvimento social, educacional, espiritual, político, econômico, cultural e humanitário de estudantes acolhidos;
III – prestar assistência espiritual aos moradores, com base no Evangelho de Jesus Cristo, garantindo a atuação espiritual e diaconal a ministros vinculados à IECLB

A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da CELU. O atual Pastor Sinodal Jorge Schieferdecker abriu a sessão solene com uma palavra de reflexão e oração. Fizeram uso da palavra o Presidente da CELU, Policiano Gomes, o morador Manuel Ricardi Neto membro do Conselho Superior e o Sr. Hans Henning Günther, Presidente Sinodal. Assinaram o Contrato de Comodato a IECLB, legalmente representada na pessoa do Sr. Hans e a CELU na pessoa de seu atual Presidente. Entre as muitas manifestações emocionadas proferidas pelos representantes dos moradores foi destaque a homenagem póstuma ao P. Wangen e os agradecimentos ao P. Evandro Meurer que atuou como Pastor dos Estudantes e Moradores da CELU nos últimos quatro anos.

A noite foi abrilhantada por uma apresentação de um duo de Saxonofe composto por moradores da CELU composições do luterano alemão J. S. Bach. Após a cerimônia os convidados celebraram em coquetel oferecido pela Casa. Estiveram presentes além de atuais moradores, ex-moradores e estudantes de outras casas de estudantes de Curitiba. A CELU realiza semestralmente processo de seleção de novos moradores e mais informações podem ser obtidas no site www.celu.com.br .

Fonte: Pastor Mestre Evandro Jair Meurer

COMUNICAÇÃO
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br